Fungos: Como estudar essa matéria

Os fungos são um tipo de vida simples. Resumidamente, pode-se dizer que existem variados tipos. E entre os diversos, há aqueles que são muito prejudiciais à saúde humana, provocando inúmeras doenças. 

Além destes, podemos citar os que agem em vegetais, assim como em animais mortos. Todavia, não podemos nos esquecer dos que servem para alimento e para o desenvolvimento de medicamentos, como por exemplo a penicilina

Ademais, os fungos fazem parte do Reino Fungi com aproximadamente 70 mil espécies, desde fungos enormes como cogumelos, até os microscópicos como bolores e leveduras. 

Os fungos poderão cair em questões de vestibulares de todo país, assim como em concursos públicos e no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto. 

Tipos e características dos fungos

Os fungos se multiplicam por células pequenas, elas são chamadas de esporos e se desenvolvem por caírem em solo úmido e rico em matéria orgânica, estado ideal para a proliferação deles. 

Além disso, eles não possuem clorofila, elemento que alimenta as plantas. Portanto, eles agem como parasitas, se alimentando da comida de outras formas de vida. 

No entanto, eles se alimentam por meio do processo de decomposição da matéria orgânica. Além dessa, eles também obtém alimentos através da interação simbiótica, quando os fungos oferecem benefícios para os seres vivos, em troca de nutrientes. 

Vale destacar que o mofo, que também pode ser chamado de bolor, nada mais é que uma colônias de fungos, formados por meio de esporos, ou seja, células microscópicas em suspensão no ar. 

Além do ar, os esporos dos fungos podem acabar transportados por animais ou até mesmo pela água. Todavia, os esporos se desenvolvem formando fungos ao terem contato com lugares escuros e úmidos para reproduzirem. 

Por isso, podemos perceber claramente um maior número de mofos em locais úmidos, como por exemplo, paredes, armários, gavetas, entre outros ambientes. 

Os fungos também podem se agrupar em pães, frutas e vegetais, tendo em vista que eles procuram alimentos que ajudam no seu crescimento. 

Além disso, existem espécies unicelulares, formados por apenas uma célula. Todavia também existem as espécies pluricelulares, ou seja, formando por várias células. 

Eles também possuem material de reserva, tal qual boa parte dos seres vivos. O material que eles usam como reserva é o glicogênio. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Biologia: Entenda o que são as bactérias

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.