Formação campestre: Principais campos do Brasil

O território brasileiro possui uma enorme variedade de formação vegetal, algumas presentes em grandes áreas, outras em pequenas porções de terra, uma delas é a formação campestre. Ou seja, um dos tipos de vegetações que ocorre em pequenas áreas em solo brasileiro são os campos. 

A saber, os campos são vegetações encontradas em áreas dispersas do Brasil, afinal são composições herbáceas “ervas”, gramíneas e arbustos com vários aspectos, podendo estar presentes em específicas extensões. 

Ou seja, a exclusividade desse tipo de cobertura vegetal é o aparecimento descontínuo em toda a superfície nacional. 

A formação campestre poderá aparecer em questões de vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto, acompanhe o artigo, veja!

Formação campestre no território brasileiro

A formação campestre ocorre principalmente em regiões que possuem o relevo plano ou em locais com clima frio e secos. 

Além disso, os campos constituídos por gramíneas são denominados “Campos limpos”. Já quando as gramíneas estão juntas a arbustos de pequeno porte, acabam sendo chamados de “Campos sujos”. 

No Brasil, existem diversas formações campestres, dentre os principais podemos destacar:

Pampas

Os Pampas também conhecidos como Campanha Gaúcha é um tipo de formação campestre encontrada sobretudo no Rio Grande do Sul, principalmente na região meridional. 

A saber, sua vegetação é composta principalmente por gramíneas, com a presença de arbustos, árvores e plantas rasteiras. Nessa região, desenvolve-se principalmente a pecuária, importante atividade econômica do país. 

Campos Serranos

Os Campos Serranos são uma formação campestre presente em áreas que possuem altitude entre 700 e 900 metros. Dentre as principais características dessa região está a presença de gramíneas e arbustos. 

Ademais, pode-se encontrar esse tipo de vegetação na Chapada Diamantina na Bahia e na Serra do Caparaó em Minas Gerais e Espírito Santo. 

Campos de Cima da Serra

Faz parte da vegetação típica do Planalto Meridional da região sul do Brasil, sobretudo presente em áreas com mais de 1.200 metros de altitude. As espécies vegetais dessa área são acostumadas com altitude elevada. Desse modo, trata-se de uma formação vegetal pouco densa. 

Campos Inundáveis “Campos de Hileia”

Está presente em algumas áreas da região do Norte do Brasil, principalmente no oeste da Ilha de Marajó em Roraima e no Amapá. 

A saber, essas áreas acabam inundadas em épocas de muitas chuvas, por isso sua vegetação adaptou-se a situação climática e hídrica, tendo como formação a vegetação rasteira. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a formação campestre do Brasil?

Não deixe de ler também – Equinócio: Tópicos importantes sobre o assunto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.