Enem: Conheça fontes alternativas de energia

As fontes alternativas de energia apresentam novos modelos de fontes, diferentes dos tradicionais como petróleo, gás natural, hídrica e carvão mineral.

As fontes alternativas de energias são renováveis, menos poluentes que as tradicionais, além disso apresentam a vantagens de possuir baixos índices de agressão ambiental. 

O assunto poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Conheça fontes alternativas de energia e suas características

Veja abaixo alguns exemplos de fontes alternativas de energia e suas características:

  • Eólica: Gerada a partir do vento 
  • Solar: Gerada por meio dos raios solares
  • Energia Geotérmica: Obtém-se por meio do calor contido nas camadas mais profundas do planeta 
  • Energia Maremotriz: Obtida através da energia contida nas ondas do mar 
  • Biomassa: Modelo de energia obtida através de matéria orgânica, sobretudo de origem vegetal, como por exemplo a cana-de-açúcar, soja, entre outras. 
  • Nuclear: Uma fonte de alternativa gerada por meio do processo de fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido, contudo, considera-se como uma fonte de alta periculosidade e absurdamente agressiva caso ocorra algum acidente nuclear
  • Biogás: Oriunda dos gases provenientes da decomposição de resíduos orgânicos

Importância

As fontes alternativas de energia tem grande importância para diversos países, pois a maioria delas é renovável. Desse modo, possuem grande valia por serem uma fonte infindável, diferentemente do petróleo por exemplo. 

Além disso, apresentam baixo índice de poluição. No entanto, elas possuem um custo mais elevado para implantação que os modelos tradicionais. 

Implantar fontes alternativas de energia podem ser benéficas para criar uma independência das fontes tradicionais. 

Fontes alternativas no Brasil

O cenário brasileiro ainda é pouco contemplado com fontes alternativas de energia. Pois a maioria da energia gerada no país vem de usinas hidrelétricas. 

Desse modo, tornou-se um problema, principalmente quando há períodos de poucas chuvas, ocasionando uma crise hídrica, podendo desencadear o processo de racionamento de água, assim como o aumento de preço. 

Todavia, o Brasil possui um bom nível de consumo de etanol, contudo, continua dependente dos combustíveis fósseis para geração de gasolina e diesel, que contribuem para o aumento da poluição, além de não serem fontes renováveis de energia. 

Por fim, vale destacar que fontes alternativas como a energia eólica e solar vem aumentando no país, o que pode corroborar para uma maior independência a longo prazo.

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Geografia: Panorama geral da Energia Termelétrica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.