Física: Vida e obra de Isaac Newton

Isaac Newton foi uma superestrela da física, matemática e astronomia, mesmo em sua própria época.

Ele ocupou a cadeira de Lucasian Professor of Mathematics na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, a mesma função ocupada mais tarde, séculos depois, por Stephen Hawking. Newton concebeu várias leis do movimento, princípios matemáticos influentes que, até hoje, os cientistas usam para explicar como o universo funciona.

Primeiros anos e influências

Newton nasceu em 1642 em uma mansão em Lincolnshire, Inglaterra. Seu pai morrera dois meses antes de seu nascimento. Quando Newton tinha 3 anos, sua mãe se casou novamente e ele permaneceu com sua avó. Ele não estava interessado na fazenda da família, então foi enviado para a Universidade de Cambridge para estudar.

Newton nasceu pouco tempo após a morte de Galileu, um dos maiores cientistas de todos os tempos. Galileu provou que os planetas giram em torno do sol, não da terra como as pessoas pensavam na época.

Newton estava muito interessado nas descobertas de Galileu e outros. Newton pensava que o universo funcionava como uma máquina e que algumas leis simples o governavam. Como Galileu, ele percebeu que a matemática era a maneira de explicar e provar essas leis.

Leis do movimento

Newton formulou leis de movimento e gravitação. Essas leis são fórmulas matemáticas que explicam como os objetos se movem quando uma força age sobre eles. Newton publicou seu livro mais famoso, “Principia”, em 1687, quando era professor de matemática no Trinity College em Cambridge.

Em “Principia”, Newton explicou três leis básicas que governam a maneira como os objetos se movem. Ele também descreveu sua teoria da gravidade, a força que faz com que as coisas caiam. Newton então usou suas leis para mostrar que os planetas giram em torno dos sóis em órbitas ovais, não redondas.

Entenda cada lei de Newton

As três leis costumam ser chamadas de Leis de Newton.

A primeira lei afirma que um objeto que não está sendo empurrado ou puxado por alguma força ficará parado ou se moverá em linha reta a uma velocidade constante. Por exemplo, se alguém estiver andando de bicicleta e pular antes que ela pare, o que acontece? A bicicleta continua até cair. A tendência de um objeto de permanecer imóvel ou mover-se em linha reta a uma velocidade constante é chamada de inércia.

A segunda lei explica como uma força atua sobre um objeto. Um objeto acelera na direção em que a força o está movendo. Se alguém subir em uma bicicleta e empurrar os pedais para frente, a bicicleta começará a se mover.

Já se alguém dá um empurrão na bicicleta por trás, a bicicleta vai acelerar. Entretanto, se o motociclista empurrar os pedais para trás, a bicicleta irá desacelerar. Se o piloto virar o guidão, a bicicleta mudará de direção.

A terceira lei afirma que se um objeto for empurrado ou puxado, ele empurrará ou puxará igualmente na direção oposta. Se alguém levanta uma caixa pesada, eles usam a força para empurrá-la para cima. A caixa tem esse peso porque produz uma força igual para baixo nos braços do levantador. O peso é transferido pelas pernas do levantador para o chão.

O chão também pressiona para cima com a mesma força. Se o chão empurrasse com menos força, a pessoa que levantava a caixa cairia no chão. Se empurrasse para trás com mais força, o levantador voaria no ar.

Disputas nos últimos anos e morte

Newton mudou-se para Londres em 1696 para aceitar o cargo de diretor da Casa da Moeda Real. Por muitos anos depois disso, ele discutiu com Robert Hooke sobre quem realmente descobriu a conexão entre as órbitas elípticas e a lei do quadrado inverso, uma disputa que terminou apenas com a morte de Hooke em 1703.

Em 1705, a rainha Anne concedeu o título de cavaleiro a Newton, e depois disso ele ficou conhecido como Sir Isaac Newton. Ele continuou seu trabalho, principalmente em matemática. Isso levou a outra disputa em 1709, desta vez com o matemático alemão Gottfried Leibniz. Os dois discutiram sobre quem inventou o cálculo.

Uma das razões para as disputas de Newton com outros cientistas era seu medo avassalador de críticas, o que o levou a escrever, mas adiar a publicação de seus artigos brilhantes até depois que outro cientista criou um trabalho semelhante.

Em 20 de março de 1727, Newton morreu perto de Londres. Ele foi enterrado na Abadia de Westminster, o primeiro cientista a receber esta homenagem.

Legado de Newton

Os cálculos de Newton mudaram a maneira como as pessoas entendiam o universo. Antes de Newton, ninguém foi capaz de explicar por que os planetas permaneceram em suas órbitas. O que os manteve no lugar?

As pessoas pensaram que os planetas ficavam no mesmo lugar por um escudo invisível. Newton provou que eles se mantinham no lugar pela gravidade do Sol e que a força da gravidade se afetava pela distância, assim como pela massa. Embora não tenha sido a primeira pessoa a entender que a órbita de um planeta era alongada como um oval, ele foi o primeiro a explicar como funcionava.

E então gostou de conhecer a biografia de Isaac Newton?

Não deixe de ler também um artigo que preparamos sobre física: Leis de Newton: Entenda cada princípio e se dê bem no ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.