Final de ano: Dicas para se manter focado nos estudos

Com as festas e confraternizações de fim de ano chegando, muitas pessoas acabam deixando o foco nos estudos de lado. 

Por mais que o mundo esteja enfrentando a pandemia do novo coronavírus, datas como Natal e Réveillon são sinônimos de descanso e relaxamento. 

Contudo, para os concurseiros, vestibulandos ou estudantes que estão se preparando para o Enem, a rotina vem sendo diferente, sobretudo após às alterações de datas e cronogramas por conta da situação atual. 

Desse modo, separamos dicas valiosas para encarar o final do ano de maneira tranquila, sem perder o foco nos estudos, veja!

Dicas para seguir focado nos estudos

O final de ano é sempre um gatilho para quem está em uma rotina de estudos pesada. Afinal, amigos e parentes entram no clima de festa, confraternização, viagens, entre outros. 

Manter o foco é fundamental, no entanto, pode-se guardar um tempinho para aproveitar. Veja algumas dicas!

Ninguém é de ferro

Quando chegam as confraternizações como o Natal e o Réveillon muitos estudantes acabam se afastando da rotina de estudos regrada e isso pode ser até uma boa alternativa – com certa medida, claro.

Afinal de contas, tirar um tempo para descansar e curtir um pouco é fundamental para manter o psicológico em dia. Por isso, não fique culpado por parar um pouquinho. 

Contudo, vale ressaltar que trata-se apenas de uma parada, por isso saiba separar o tempo da confraternização e em seguida volte firme para os estudos. 

Preze pela qualidade e não quantidade

Como dito anteriormente, manter a saúde mental e psicológico em dia tornou-se fundamentais para chegar preparado para as avaliações, seja para concurso público ou vestibular. 

Por isso essa pausa será esporádica. O Foco nos estudos deve ser voltado para qualidade e não quantidade. Afinal de que vale horas de estudos sem foco e concentração?

Por isso, na hora dos estudos dedique-se seriamente a atividade. 

Objetivo, Foco e Determinação

Quando um concurseiro começa a estudar ele deve ter objetivo, foco e determinação e seguir à risca um plano de estudos e cronograma. 

Desse modo, deve-se evitar ao máximo distrações, seja elas quais for, sobretudo algumas que grande parte acaba caindo como por exemplo:

  • Durante os estudos nada de redes sociais
  • Se estiver muito difícil, desligue o celular
  • Reserve um lugar calmo para estudar
  • Organize o ambiente de estudos 
  • Trem, metrô, ônibus, esse tempo pode ser usado para repassar algumas matérias

Priorize os estudos

Ter pausas é muito importante para conseguir desestressar, contudo, priorize seus estudos. Após as festividades, siga com foco, objetivo, força de vontade e determinação e você irá alcançar a tão sonhada vaga. 

Por esses motivos, dizer “não” às vezes a alguns convites fazem parte, contudo, explique para os amigos e familiares que você está em um período intenso de estudos. 

Leia também – 5 benefícios de dizer não quando se é um estudante

Não desanime

Algumas pessoas aproveitam o clima de festa e acabam desanimando para retomar os estudos. Entretanto, manter o otimismo para continuar a rotina é fundamental. 

Atingir o objetivo não é fácil, porém não é impossível, por isso as dificuldades surgem para serem superadas. 

Por fim, aproveite o tempinho para desligar-se completamente da tensão pré-concurso ou pré-vestibular. Porém, quando voltar aproveite e volte com força máxima e ainda mais determinação!


E então, gostou das dicas? O fim de ano realmente nos deixa mais desanimados para os estudos. Porém, fique atento em suas metas. É nesse momento que você consegue se destacar!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.