7 filmes para estudar a Segunda Guerra Mundial

Há como estudar o importante período da história a partir de obras cinematográficas. Conheça uma lista com diversos títulos!

A Segunda Guerra Mundial foi um dos maiores conflitos da humanidade. Por sua importância, vestibulares e ENEM não deixam de cobrá-lo na parte de história.

Pode ser importante estudar o contexto histórico, social, assim como demais detalhes para enriquecer seu poder de argumentação e até utilizar alusões em sua redação.

Além do estudo tradicional, por meio de livros didáticos e aulas, há filmes que podem ajudar você a entender ainda mais sobre esse tema e se dar bem nas provas de história. Acompanhe!

O Pianista (2002)

O longa baseia-se na biografia do pianista polonês Wladyslaw Szpilman que morava em Varsóvia, cidade invadida pelos nazistas. O filme mostra a trajetória incrível de sobrevivência do músico durante o conflito e o terrível holocausto.

Pearl Harbor (2001)

O filme mostra o ataque japonês a base americana de Pearl Harbor no pacífico. Evento que foi determinante para entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.

A Queda (2004)

Conta os últimos dias de Adolf Hitler no poder. Os nazistas encontravam-se refugiados num bunker em Berlim cercada por tropas soviéticas. É importante para enxergar o colapso e o fim do regime nazista.

A Lista de Schindler (1993)

O filme mostra como o empresário Oskar Schindler salvou milhares de judeus durante a guerra. Vencedor do Oscar de melhor filme em 1994, o longa retrata o ódio ao judeu que resultou na morte de milhares deles através do holocausto.

O Resgate do Soldado Ryan – (1998)

Retrata principalmente o dia “D”, ocorrido em 6 de junho de 1944, quando tropas americanas desembarcaram na Normandia. Fato determinante que aumentou ainda mais a pressão sob a Alemanha nazista durante a guerra.

A Vida é Bela – (1997)

O longa conta a história de um judeu, que tenta sobreviver em meio ao fascismo italiano. Durante a guerra ele e o filho são levados para um campo de concentração. O longa demonstra a escalada fascista na Itália e o dia-a-dia em um campo de concentração.

Círculo de fogo – (2001)

Aborda o lado soviético na guerra retratando a batalha de Stalingrado quando os soviéticos tentaram conter o avanço de tropas nazistas. Além disso, mostra como essa vitória foi importante para o fim da guerra.


E então, você já assistiu algum desses filmes sobre a Segunda Guerra Mundial?

Leia um artigo que mostra mais sobre esse período histórico: Segunda Guerra Mundial: 10 fatos que podem ser cobrados no ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.