Filmes para estudar o Renascimento 

O Renascimento surgiu na Itália foi um movimento cultural que espalhou-se por todo continente europeu no século XIV. 

Dessa maneira, por meio dele aconteceu o início do período de transição da Idade Média para a Idade Moderna e reformulou a vida medieval dando início a essa nova fase. 

Vale destacar que ele teve como grande inspiração os valores da Antiguidade Clássica devido às modificações econômicas.  

Trata-se de um período importantíssimo na história da humanidade e por isso selecionamos diversos filmes que abordam o Renascimento. 

Além disso, estudar através de filmes tornou-se uma maneira alternativa na preparação para concursos públicos, Enem e demais vestibulares. Por isso fique ligado nas dicas. 

Dicas de filmes sobre o Renascimento

Selecionamos diversas dicas de filmes sobre o Renascimento para auxiliar nos seus estudos, acompanhe o artigo e fique por dentro. 

Agonia e Êxtase

O filme conta a história por trás da pintura do teto da Capela Sistina, quando o Papa Júlio II preocupado em deixar um legado para gerações futuras, resolve contratar Michelangelo para realizar o serviço. 

No entanto, o artista se nega, mas logo é forçado pela autoridade católica a realizar a obra. A partir daí, começa uma série de disputas entre Michelangelo e o pontífice a respeito do projeto. 

Shakespeare Apaixonado

O filme conta a história do jovem britânico William Shakespeare que acaba sofrendo um bloqueio criativo e não consegue escrever sua peça. 

Contudo, ele acaba conhecendo Viola De Lesseps, uma jovem que tem como grande sonho atuar em uma peça, algo ainda proibido no final do século XVI. 

Para conseguir infringir as regras e ter uma chance, a jovem decide disfarçar-se de homem e começar a ensaiar o texto de Shakespeare, que havia começado a fluir e rolar uma paixão entre os dois. 

No entanto, ambos não esperavam serem pegos de surpresa com o casamento arranjado pela família entre Viola e Lorde Wessex. 

Giordano Bruno 

O filme demonstra os últimos anos da vida de Giordano Bruno entre os anos de 1592 e 1600. A obra aborda também o processo inquisitorial, passando pela tortura que ele sofreu até a sua morte na fogueira sobre a acusação de heresia pela Igreja. 

No longa percebe-se diversos diálogos entre os cardeais e seus métodos. Eles buscavam defender seus ideais e abafar as ideias que contestavam os dogmas criados pela Igreja. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre o Renascimento?

Não deixe de ler também – Enem: Dicas de filmes sobre conflitos africanos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.