Filmes para estudar contracultura e movimentos revolucionários

Entender o contexto político e social de diversas épocas e regiões, irá auxiliá-lo na preparação para provas de vestibulares, assim como para o Enem. Buscando alternativas mais descontraídas e menos maçantes, assistir a filmes, séries e documentários torna-se uma ótima opção. 

Por esses motivos, selecionamos uma lista de longas que abordam movimentos revolucionários, assim como a contracultura presente na sociedade desde o pós-guerra. Veja!

Os Sonhadores – The Dreamers (2003)

O filme retrata eventos referente o movimento de Maio de 68. Demonstra o intercâmbio do jovem Matthew em Paris.

Ele acaba fazendo amizades especiais, criando um clima especial com uma mescla de ousadia. O longa demonstra uma série de revoluções sexuais e culturais.

Carregado com uma bela colher de charme e cultura. É uma obra representativa para a contracultura e a reavaliação da vida de uma forma geral.

Gandhi (1983)

A cinebiografia conta a história de Gandhi um dos mais importantes intelectuais do século passado.

A obra demonstra como as revoluções também podem ser pautadas por conceitos pacifistas e eficientes. Onde demonstra-se que a paz pode ser o caminho para revolucionar uma nação.

A luta pacifista resultou na independência da Índia, sem ao menos um disparo de arma de fogo. Gandhi foi o líder do movimento pacifico.

O que é isso, Companheiro? (1997)

O longa é baseado na história real do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8) durante a Ditadura Militar no Brasil.

A saber, o filme mostra toda trama por trás do sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick em 1969 buscando a troca por presos políticos.

Não “NO” (2012)

O filme mostra o contexto chileno durante a ditadura de Augusto Pinochet em 1988 que cede a pressão internacional e convoca um plebiscito nacional para definir se continua ou não no poder.

O longa conta a história real do publicitário René Saavedra que ajudou a pôr fim democraticamente ao regime autoritário o ditador Pinochet.

Com poucos recursos, o publicitário de maneira inteligente consegue criar uma campanha consistente para acabar com a opressão governamental.

Na Estrada – “On the Road” – (2012)

O filme On The Road demonstra como movimento literário, libertário “Geração Beat”, acabou influenciando revoluções culturais e artísticas sobretudo nos anos 60.

No longa jovens escritores se aventuram em um mundo desconhecido, repleto de drogas e experiências sexuais, fugindo das regras impostas pela “sociedade tradicional”.

Não deixe de ler também – 5 filmes para estudar a Revolução Francesa 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.