Figuras de linguagem: Como esse assunto é cobrado no vestibular

Há assuntos de língua portuguesa que sempre estão presentes nas provas de vestibulares e do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Um deles é o de figuras de linguagem. As figuras de linguagem são mecanismos linguísticos empregados pelo falante ou escritor com o objetivo de tornar o texto mais expressivo, ou para dar ênfase a algo que está no discurso.

Nesse sentido, as figuras de linguagem podem ser classificadas como figuras de palavra, de sintaxe, de pensamento e de som. Além disso, a lista de figuras de cada tipo é extensa. Desse modo, muitos estudantes tendem a gravar os nomes de cada um dos tipos de figura, mas isso não é o suficiente. Para mandar bem nas questões sobre esse assunto, é preciso saber como ele é cobrado.

Figuras de linguagem nas provas

Na maioria dos vestibulares, é preciso que os candidatos tenham boa uma boa compreensão do que significa e como se apresenta cada figura de linguagem. As questões sobre esse tema podem aparecer na prova de literatura, em versos ou trechos cruciais para o sentido geral do texto. De modo geral, as figuras de linguagem têm alta incidência nas provas de vestibulares.

Nesse sentido, o aluno pode se deparar com questões mais diretas, que buscam a identificação da figura em questão, mas pode haver questões que trazem o tema em segundo plano. Desse modo, é preciso estar atento às relações lógicas presentes nos textos.

Além disso, para começar a responder tais questões, ter em mente o que há de comum entre todas as figuras de linguagem é fundamental. Um desses pontos é o sentido ampliado, pois todos esses mecanismos se valem do sentido figurado da linguagem, ou seja, aquele que vai além do sentido do dicionário. Isso vale, inclusive, para a ampliação do sentido dos verbos, que é comum, por exemplo, na metáfora e na prosopopeia. 

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.