Fases da Lua: Entenda tudo sobre o assunto

As fases da Lua são importantíssimas para ditar a vida na Terra. Afinal ela participa dos movimentos de translação e rotação. Por isso ela influencia diretamente as marés quando fica mais próxima do planeta, além de poder proporcionar um eclipse lunar. 

As fases da Lua podem aparecer em questões de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Fases da Lua entenda

A Lua pode apresentar quatro fases, veja quais são:

  • Nova
  • Crescente
  • Cheia 
  • Minguante 

Todas essas fases, possui um determinado grau de iluminação. 

A Lua é o satélite natural da Terra, e também recebe iluminação do Sol, assim como os demais planetas do Sistema Solar. Ela se movimenta em movimentos de rotação e translação. 

Ademais, podemos observar eclipses lunares e solares, ou seja, quando a Terra posiciona-se à frente da Lua, tampando toda a luminosidade oriunda do Sol, ou atrás, projetando a sombra contra a Terra. 

Com todos esses movimentos a Lua acaba tomando diversas formas, formando o que chamamos de Fases da Lua. 

Cada fase possui uma posição diferente das demais e dura entre sete e oito dias, no total o ciclo dura 29 dias denominado como lunação. 

Entenda as quatro fases

Vamos entender melhor como acontece cada fase, veja!

Lua Nova

A lunação começa pela Lua Nova, ou seja, a Lua está posicionada entre o Sol e a Terra. Vale dizer que essa fase pode aparecer em qualquer momento do mês. 

Pois o tempo de translação e rotação não condiz com o calendário. Isto é, o marcador de que utilizamos para baseamos o nosso tempo, não está de acordo com o movimento da Lua.  

Lua Crescente

Depois de um tempo de escuridão, nasce a Lua Crescente. Ela caracteriza-se por aparecer apenas ¼ do seu território total. 

Desse modo, a Lua recebe apenas uma iluminação parcial, em algumas partes da face apenas. 

Lua Cheia

A Lua Cheia ocorre quando a Terra está entre o Sol e a Lua, proporcionando a chegada dos raios solares para chegar ao satélite. 

A saber, durante a Lua Cheia a probabilidade de terem marés fortes é maior. Tendo em vista que os três astros estão alinhados. 

Lua Minguante

A Lua Minguante é a última fase da Lua, nela conseguimos perceber o esvaziamento do astro no céu. De maneira lenta, a luminosidade vai se perdendo até chegar a fase da Lua Nova.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.