Estudos: Filmes sobre conflitos do século XX

Os conflitos do século XX marcaram a história de algumas regiões ou simplesmente do mundo todo. 

Afinal, muitos acontecimentos ocorreram ao longo desse século e mudaram os rumos da humanidade nos anos seguintes. 

Além disso, os conflitos do século XX estão presentes na maioria das avaliações de vestibulares, concursos públicos e no Enem “Exame Nacional do Ensino Médio”

Ademais, estudar por filmes tornou-se uma maneira alternativa de preparar-se para as avaliações. Por isso, acompanhe as dicas!

Dicas de filmes sobre Conflitos do Século XX

Selecionamos filmes que abordam conflitos marcantes do século XX e que poderão aparecer nas avaliações de todo país, veja!

Reds

O filme mostra a história do jornalista americano John Reed que viaja para a Rússia para realizar um documentário sobre a Revolução Russa e acaba tornando-se um revolucionário. 

Ele acaba se envolvendo com Louise Bryant, uma importante feminista. Ambos se envolvem em causas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos e buscam liderar uma revolução semelhante a Bolshevik na América. 

O Pianista

O longa aborda a história do pianista polonês e judeu Wladyslaw Szpilman e sua família que teve de conviver com os horrores impostos pelo holocausto por conta da invasão da Alemanha Nazista a Polonia em 1939. 

O pianista consegue escapar do Gueto de Varsóvia que segregou milhares de judeus-poloneses durante a Segunda Guerra Mundial, e começa uma verdadeira jornada pela sobrevivência. 

O filme tornou-se um verdadeiro clássico do cinema ao abordar o terror provocado por um dos maiores massacres da humanidade, tornando-se um dos conflitos do século XX marcado como um dos mais sangrentos de toda a história. 

O Último Rei Da Escócia

O longa conta a história do médico escocês Nicholas Garrigan que ao terminar seus estudos parte com destino a Uganda em busca de novos desafios. 

No entanto, ao chegar no país ele vai ao local de um acidente com o chefe do país Idi Amin que havia atropelado uma vaca. O médico acaba controlando toda a situação, despertando imensa admiração do líder africano. 

Por isso, Idi Amin convida Garrigan para ser o seu médico particular. O médico aceita o convite e passa a circular no meio social de um dos maiores ditadores do continente africano. 

 13 Dias que Abalaram o Mundo

O filme retrata o conflito ideológico entre os Estados Unidos e a União Soviética e demonstra o momento que os soviéticos enviam mísseis para uma base em Cuba. 

Em síntese, esse acontecimento gerou uma enorme tensão política entre as duas potências mundiais e poderia ter acarretado um conflito bélico sem precedentes. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre conflitos do século XX?

Não deixe de ver também – Enem: Dicas de filmes sobre conflitos africanos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.