Estudantes acometidos pela covid-19 devem solicitar reaplicação de provas do Enem 2020

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que estiverem com sintomas da covid-19 não devem comparecer aos locais de prova. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os estudantes contaminados devem solicitar a reaplicação das provas.

A aplicação do Enem 2020 têm início no próximo domingo, dia 17 de janeiro. De acordo com o Inep, as provas estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Já o Enem PPL 2020 está previsto para os dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.

Mesmo com toda a pressão pelo adiamento da prova, o Ministério da Educação (MEC) manteve as datas em todo o país. Desse modo, o Enem 2020 deve começar neste fim de semana, exceto no Amazonas, onde a aplicação das provas foi suspensa pela Justiça devido à pandemia da covid-19.

Nesse sentido, o Inep está tomando uma série de medidas para garantir a aplicação segura do exame em meio à pandemia. Uma das medidas é a obrigatoriedade do uso de máscara e a abertura antecipada dos portões de acesso aos locais de prova. Além disso, o Enem 2020 contará com datas de reaplicação das provas para os estudantes contaminados.

Como solicitar a reaplicação das provas?

De acordo com o edital do Enem 2020, pessoas acometidas pela covid-19 ou por outras doenças infectocontagiosas previstas no documento poderão refazer as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. No entanto, para ter direito a realizar as provas nessas datas, os participantes devem solicitar a reaplicação ao Inep, comunicando sua condição por meio da Página do Participante.

Para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deve inserir, no momento da solicitação, um documento legível que comprove a doença. Nesse sentido, o documento deve conter, entre outros dados:

  • o nome completo do participante;
  • o código da Classificação Internacional de Doença (CID 10);
  • a assinatura de médico responsável e o número do CRM.

Além disso, o documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. O resultado do pedido de reaplicação das provas ficará disponível na Página do Participante, no site do Enem.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda MEC abrirá 93 mil vagas para o Fies 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.