Espanhol no Enem: Como se preparar

A prova de língua estrangeira é um requisito de muitos concursos e vestibulares. Na hora da escolha no Enem, por exemplo, um número grande de estudantes opta pelo Espanhol. Isso se justifica pela semelhança entre essa língua e o português. Mas, apesar da similaridade, aprender Espanhol pode ser mais desafiador do que parece.

Como estudar espanhol para o Enem?

A prova de espanhol do Enem costuma avaliar a interpretação de texto, a compreensão e o vocabulário. Por isso, em primeiro lugar, comece estudando interpretação de texto. Assim, na prova, ao invés de buscar o significado de cada palavra, tente compreender a ideia da sentença como um todo. Isso ajudará você a otimizar o seu tempo de leitura na prova.

Além disso, analise com certa antecedência como a é prova que você irá prestar. Geralmente, não é necessário ter fluência em espanhol para fazer um exame. Existem técnicas de leitura que, se bem aplicadas, garantem um bom desempenho. Por exemplo, estude por meio de provas anteriores, observe as imagens com atenção, e esteja bem informado sobre os temas da atualidades. Para isso, busque por fontes de informação como os jornais El País e Clarín, e materiais sobre o contexto dos países latinos, principalmente o que tiver relação com o Brasil.

No quesito gramática, estude conjunções, artigos, advérbios e substantivos do espanhol. Amplie seu vocabulário inserindo novas expressões, assista a alguns filmes e ouça músicas para praticar interpretação. Outra boa ferramenta é o YouTube. Ali você encontra muitas videoaulas e conteúdos de docentes da área.

Caso tenha dificuldade de estudar sozinho, avalie investir numa boa mentoria, que é um serviço de orientação particular para concurseiros e vestibulandos. Assim, através dele, uma pessoa mais experiente nos temas acompanha pessoalmente o aluno e o ajuda com atividades e outras demandas relacionadas a avaliações.

Talvez esse seja o empurrão que você precisa para ter mais foco nos estudos. Então, se não puder pagar por serviço como este, tente outra alternativa, como aplicativos gratuitos para organização de cronogramas e planilhas para os estudos.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais dicas.
Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.