Escambo: Importância histórica e exemplos 

O escambo consiste na troca de produtos ou serviços sem meios financeiros. Ou seja, ausência de utilização de moedas ou qualquer outro recurso monetário. 

Em síntese, ele ocorre por meio da troca de mercadoria e serviços de forma direta, sem a troca de qualquer recurso financeiro como dinheiro, ações, duplicatas, metais preciosos, entre outros. 

A saber, o escambo também pode ser chamado de permuta ou troca direta, pois envolvia apenas objetos, serviços ou os dois. 

Ele teve um papel fundamental na história do Brasil durante a colonização portuguesa por aqui. Afinal, eles pagavam milhares de indígenas através do escambo. 

Esse tema poderá aparecer em questões do Enem “Exame Nacional do Ensino Médio” e demais vestibulares do país. Por isso acompanhe o artigo e saiba tudo sobre o assunto. 

Escambo no Período Colonial

O escambo foi uma prática muito utilizada principalmente na exploração do pau-brasil. O trabalho de corte e transporte de madeira feito pelos indígenas era pago com bugigangas pelos colonizadores. 

Ou seja, consistia no fornecimento de espelhos, facões, apitos, perfumes, chocalhos, aguardente, entre outros utensílios sem muito valor. 

A saber, além do Período Colonial no Brasil, o escambo ocorreu nas sociedades feudais europeias, até ser substituído por relações comerciais. Principalmente por conta do desenvolvimento das cidades e outros fatores. 

Vale ressaltar que no escambo não há qualquer tipo de envolvimento com dinheiro e outros fatores monetários. 

Todavia, até os dias de hoje ele pode ocorrer principalmente em duas situações: em locais menores que funcionam sobretudo por conta da economia local e em situações de crise. 

Exemplos

O escambo pode acontecer de diversas maneiras, como citamos acima a relação dos portugueses com os indígenas, outras formas podem ocorrer, veja:

  • Uma pessoa que cultiva determinado produto agrícola, realiza uma troca com um vizinho ou amigo que cultiva outro tipo de produto.
  • Dois amigos resolvem trocar um par de tênis por um par de sapato 
  • Um pintor realiza a pintura de uma casa inteira e em troca recebe uma moto ou automóvel. 

Ou seja, o escambo acontece em qualquer relação de troca que não tenha dinheiro e outros indicadores financeiros no meio. 

Contudo, em situações de crise o escambo pode ser a única maneira de suprir a falta de alguns produtos específicos. Entretanto, a falta de valores estabelecidos pode indicar uma troca injusta. 

Isto é, da mesma maneira que ocorreu com os índios que realizam o trabalho pesado e lucrativo e recebiam em troca produtos quase sem valor, indicando uma enorme exploração. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Escambo?

Não deixe de ler também – História: Ciclos econômicos importantes do Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.