Era Vargas: Entenda o que era o DIP 

O DIP “Departamento de Imprensa e Propaganda” foi um órgão do governo federal, criado no governo de Getúlio Vargas, na famosa “Era Vargas” em 1939. 

Além disso, esse departamento acabou criado para fortalecer o poder do Estado por meio de uma forte propaganda. 

Ademais o DIP surgiu em um período denominado como Estado Novo (1937 – 1945), tendo como principal característica o governo autoritário de Getúlio Vargas, assim como o populismo e nacionalismo exacerbado. 

Todavia, o DIP tinha como função controlar e censurar os veículos de imprensa do Brasil, tal qual outras atividades de divulgação de ideias e informações. 

A saber, nesse período o continente europeu viveu sob escalada fascista, devido ao surgimento de governos autoritários sobretudo na Itália e Alemanha. 

Ambas as nações utilizaram sistemas de censura e controle para frear alguma investida da oposição, buscando influenciar diretamente a população e promover a figura de um líder. 

Desse modo, até um certo ponto influenciado pela vertente autoritária europeia, o governo de Getúlio Vargas, no Estado Novo, tentou trilhar o mesmo caminho nas áreas da propaganda e censura. 

O DIP “Departamento de Imprensa e Propaganda” poderá aparecer em questões do Enem “Exame Nacional do Ensino Médio” e em diversos vestibulares. Por isso fique ligado no assunto, acompanhe o artigo e saiba mais sobre. 

Funções e objetivos do DIP

As principais funções e objetivos do DIP era censura. Sobretudo aos meios de comunicação, como jornais, revistas, livros, filmes, propagandas de rádio, peças de teatro e músicas. 

Dessa maneira, qualquer crítica ou manifestação de oposição ao governo federal acabou censurada, abafando qualquer contestação e oposição política e culturais ao governo Vargas. 

Além disso, o DIP realizava fortes propagandas positivas ao governo Vargas, divulgando ações que engrandeciam o presidente e a ideologia política do Estado Novo. 

Desse modo, o DIP criou diversas propagandas, cartazes e divulgava notícias e informações nas rádios, buscando sempre valorizar e enaltecer as políticas de Getúlio Vargas. 

Ademais, o DIP também realizava diversas comemorações cívicas, como por exemplo as comemorações do dia do trabalho em 1 de maio, promovendo o governo e o nacionalismo. 

Vale destacar que o nacionalismo tornou-se uma das principais características do governo de Getúlio Vargas, buscando aproximar o líder das camadas populares da sociedade. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o DIP?

Não deixe de ler também – História do Brasil: Resumão sobre os três períodos da Era Vargas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.