Equinócio: Tópicos importantes sobre o assunto

O equinócio é um acontecimento astronômico que simboliza o começo da primavera e do outono. Anualmente o episódio ocorre duas vezes, durante dois dias do ano, ou seja, a noite e o dia terão basicamente a mesma duração, 12 horas. 

O equinócio acontece por conta da inclinação no eixo do planeta Terra resultando na incidência dos raios solares sobre a faixa intertropical ao longo de determinados períodos do ano. 

Em síntese, os dois hemisférios ficam postados na mesma posição em relação ao Sol, ou seja, eles recebem a mesma quantidade e intensidade de luz solar, por isso os dias e as noites têm praticamente a mesma duração. 

Contudo, o evento pode variar ano após ano, normalmente com 6 horas de atraso entre cada equinócio, tendo em vista que o movimento de translação completo da Terra dura 365 dias e seis horas. 

Por isso, de quatro em quatro anos os equinócios acabam se atrasando. Desse modo, fica estabelecido que em alguns séculos ele se adiantará um pouco. 

O equinócio poderá aparecer em questões de vestibulares e no Enem no caderno de geografia. Por isso, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Equinócio: Primavera e Outono

A primavera e outono são contempladas com o Equinócio. O fenômeno ocorre quando a o início da primavera no Hemisfério Norte e do Outono no Hemisfério Sul. 

Em seguida, no mesmo ano ele acontece novamente com a chegada do Outono no Hemisfério Norte e da Primavera no Hemisfério Sul. 

A saber, durante os equinócios do Hemisfério Norte, ocorre um fenômeno super popular conhecido como Aurora Boreal. Por fim, acontecimento astronômico ocorre no verão e inverno conhecido como solstício. 

Curiosidades

O evento astronômico possui algumas curiosidades interessantes, veja a seguir algumas delas:

  • Durante o equinócio o sol nasce exatamente no leste e se põe no oeste 
  • A iluminação do equinócio do outono promovem  alterações biológicas nos seres vivos, com estímulos à hibernação, perda de folhas nas árvores, tal qual o amadurecimento de várias frutas e vegetais 
  • Muitas culturas comemoram a chegada do fenômeno como o momento de equilíbrio das forças da luz e das trevas 
  • Quando o evento ocorre na primavera ele está ligado às festas de Páscoa para os cristãos. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre equinócio?

Não deixe de ler também –  Darwinismo: Entenda o conceito para estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.