Enem: Veja os autores modernistas mais cobrados no exame

A cobrança de literatura no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não exige dos participantes o conhecimento sobre obras específicas, pois não tem lista de obras obrigatórias como os demais exames. Desse modo, o Enem costuma apresentar diversos trechos de obras literárias de autores brasileiros para que o estudante analise criticamente.

Entre os autores que mais costumam aparecer na prova figuram os do período modernista e uma ótima estratégia para se preparar para as questões é conhecer a escrita desses autores. Por isso, apresentamos abaixo os cinco autores modernistas cujos textos são comumente usados nas questões. Confira!

Autores modernistas mais cobrados no Enem

1. Carlos Drummod de Andrade

O autor modernista com maior recorrência no Enem é Carlos Drummond de Andrade. Desse modo, é comum encontrar os seus poemas na prova de linguagens. Textos como “Poema de Sete Faces” e “A Dança e a Alma”, por exemplo, são alguns desses poemas.

2. Clarice Lispector

Além de ser a escritora mulher mais presente no exame, Lispector é também uma das modernistas de nossa lista. Seus textos são da terceira fase do modernismo e ainda trazem uma carga de reflexão sobre a condição da natureza humana. A leitura dos livros “A hora da Estrela” e “A Paixão Segundo G.H.” podem ajudar a compreender melhor o estilo da autora.

3. Manuel Bandeira

Outro autor do período muito importante é Manuel Bandeira, de modo que os seus poemas que trazem toda a melancolia que marcava a escrita do autor podem aparecer no em qualquer edição do exame.

4. Oswald de Andrade 

Um dos responsáveis por fundar o movimento no Brasil, Oswald é também um dos autores modernistas que aparecem muito no exame. Os seus textos são marcados pela linguagem simples, com muitas características da oralidade.

5. Guimarães Rosa

Autor do clássico “Grande Sertão: Veredas”, Guimarães Rosa foi um dos mais importantes escritores brasileiros do modernismo. Desse modo, suas obras também costumam aparecer por meio de alguns trechos. A sua obra trazia uma linguagem diferenciada, com um jogo de palavras que buscava romper com o automatismo da língua escrita.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.