Enem: Táticas para ir bem em matemática

Muitos estudantes se mostram inseguros com as questões de matemática de vestibulares e do Enem. É bem desanimador conferir o gabarito e ver que errou questões simples por estar em dúvida ou não ter dado tempo de fazer a conta.

Há algumas estratégias eficientes para você ir bem em matemática no Enem. Aprenda a seguir!

1 – Comece pelas questões fáceis

Boa dica é passar o olho nas questões e identificar aquelas mais fáceis. Ou então você pode ir respondendo pular aquelas que acha mais difíceis. Quando terminar tudo, volte a elas.

Lembrando que questões fáceis costumam seguir uma linha de raciocínio.

Por exemplo:

Aquelas que contam com sólidos geométricos desenhados, de modo geral, pedem o cálculo do volume ou simplesmente a identificação de qual é aquela figura.

Questões com tabelas e gráficos costumam ser fáceis. O ideal é que você esteja em dia com a habilidade de interpretar dados.

2 – Fazendo contas rápidas

Pode ser um desafio para quem tem muitas dificuldades com as contas matemáticas, entretanto, com treino vai ajudar muito na hora de fazer o Enem.

Por exemplo:

Simplifique o quanto puder – Quanto menos números você usar, fará as contas de maneira mais fácil, rápida e com menos chance de errar.

Produtos notáveis e fatoração – Por exemplo: tendo 17² use (10+7)². Ou então: tendo “dividir por 5” faça a multiplicação por 2 e depois divida por 10. É uma conta mais simples.

3 – Fique atento às pegadinhas

a correria para fazer a prova toda, esquecemos que o ENEM é também conhecido por “pregar peças” em suas questões.Por exemplo:

Em uma questão que pede o raio da circunferência pode estar informando o diâmetro no enunciado, mas você esquece de usá-lo para dividir por dois e conseguir o resultado.

Portanto, apesar do pouco tempo e de ser indicado ir direto ao ponto para resolver as questões, fique de olho nas pegadinhas. Não confunda dinamismo com desatenção.

E então, gostou das táticas para ir bem em matemática? Tem alguma outra para sugerir?

Não deixe de ler também – 4 estratégias para ensinar matemática na educação infantil

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.