Enem: Como se preparar faltando pouco tempo para a prova

O Enem 2020 foi adiado para janeiro e fevereiro de 2021 em razão da pandemia do novo coronavírus. Ou seja, faltam apenas dois meses para a prova ocorrer, lembrando que a aplicação acontece em dois dias.

Por estar tão perto da avaliação que pode te levar ao ensino superior, privado ou público, qual a dica para se preparar? Afinal, o estudo mais ‘pesado’ já passou e agora o ritmo vai diminuindo gradativamente.

O que então deve-se estudar nessa fase final? Confira a seguir algumas orientações!

Faça simulados e provas anteriores do Enem

Realizar provas anteriores do Enem é uma das melhores estratégias para quando está se aproximando das datas. Tire uns dias na semana em seu cronograma para buscar essas avaliações e tentar resolvê-las dentro do tempo exigido na prova real.

Ou seja, responda todas as questões do primeiro dia em cinco horas e do segundo dia em quatro horas. Não se esqueça de incluir a redação nesse treino.

Isso é excelente para que você descubra se conseguirá se manter bem sob a pressão da prova e fazer toda a prova inclusive o gabarito sem deixar ao relógio estourar. Além disso, você adquire prática com o teor das questões do Enem, conhece o estilo das perguntas e da redação.

Treine a redação do Enem

Falando em redação, quando vai se aproximando do Enem, os estudantes podem se aprimorar ainda mais em sua produção de texto dissertativo-argumentativo.

Uma redação por semana até o dia da prova vai fazer com que você aumente sua habilidade de argumentar e melhore a sua gramática. Mas isso se você se preocupar em corrigi-la – pedir para um professor ou alguém especialista. Caso contrário não poderá perceber seus erros e se preparar para a prova.

Lembrando que a redação é um dos componentes mais importantes do Enem, pois exige-se bastante disciplina e conhecimento do candidato. Além disso, há algumas falhas que têm potencial de zerar a redação. E uma redação zerada deixará a sua nota do Enem inutilizável para o Prouni ou Sisu, por exemplo, entre outros programas.

Tire dúvidas

Além disso, dois meses antes da prova você precisa conferir se ainda resta alguma dúvida sobre matérias que estudou anteriormente. Logo após treinar bastante em provas passadas e simulados, não deixe de selecionar aquelas questões que te geraram mais dúvidas.

Separe-as e tire um tempo para pesquisar a solução na internet, ver vídeo aulas explicativas ou então aproveitar o seu professor do cursinho ou da escola.

Gostou das dicas? Como você está se preparando para o Enem nessa reta final? Conte para a gente!

Leia também – O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.