Enem: Questão comentada sobre linguagem verbal e não verbal

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recorre ao uso de textos verbais e não verbais em suas questões, sejam elas da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias ou de outras áreas.

Por esse motivo, apresentamos a resolução de uma questão de interpretação textual que exige a observância tanto da linguagem verbal quanto da linguagem não verbal. Confira!

Enem – 2019

        Disponível em: acnur.org. Acesso em: 11. dez. 2018.

 

 

 

 

 

 

 

Nesse cartaz, o uso da imagem do calçado aliada ao teto verbal tem o objetivo de

(A) criticar as difíceis condições de vida dos refugiados.

(B) revelar a longa trajetória percorrida pelos refugiados.

(C) incentivar a companha de doações para refugiados.

(D) denunciar a situação de carência vivida pelos refugiados.

(E) simbolizar a necessidade de adesão à causa dos refugiados.

Resolução

Para resolver questões como essa, é fundamental a leitura completa do texto escrito e também do texto contido na imagem, a linguagem não verbal. Nesse sentido, o participante deve ter atenção ao analisar os sapatos contidos na imagem, bem como o seu estado e aparência de desconforto.

Além disso, na imagem os sapatos são vistos de cima, como quando alguém vai calçar os pés. Ao mesmo tempo, no texto verbal, há uma frase de chamamento: vamos calçar os sapatos dos refugiados e dar o primeiro passo para entender sua situação. Desse modo, é possível identificar através do uso do imperativo na linguagem verbal um convite ao leitor.

Nesse sentido, o conhecimento quanto às funções da linguagem também ajudam o estudante a identificar que os textos não apresentam nem uma das funções apontadas nas quatro primeiras alternativas.

O texto consiste em uma campanha que apresenta um convite a se colocar na condição do outro, através do calçar dos calçados, e cujo alvo é o leitor. Nesse sentido, a alternativa E é a correta justamente por expressar a necessidade de compreensão da situação dos refugiados.

Alternativa correta: E.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!

Confira aqui mais questões comentadas.
Veja também Enem: Questão comentada sobre a escolha de formas verbais.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/dicas-de-portugues-tipos-de-narrador/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.