Pode cair no ENEM: 3 filmes sobre ativistas negros americanos

O tema "racismo" está como um dos mais cotados para a redação do ENEM e para as questões de modo geral

Com os recentes protestos após a morte de George Floyd pela polícia norte-americana, especula-se que o tema “racismo” surja no ENEM e em demais vestibulares com força total.

Essa temática pode estar presente em questões de atualidades de modo geral, assim como na parte de história ou sociologia. Além disso, está entre as principais possibilidades para o tema da redação de 2020, conforme já adiantamos aqui no Notícias Concursos.

Partindo do princípio de que o ENEM costuma sempre trazer à tona assuntos atuais e de relevância social, no Brasil e no mundo, tem sim chances de ter o racismo como base para muitas perguntas.

Dessa forma, então, vale super a pena se aprofundar um pouco para conseguir se dar bem.

Selecionamos três filmes biográficos que contam a história de ativistas de direitos civis dos afro descendentes americanos e que possivelmente cairão no ENEM de alguma maneira.

Malcolm X (1992)

O longa conta a história de Malcolm X, que lutou pelos direitos civis dos negros nos EUA. O filme é dirigido por Spike Lee e o papel do ativista é feito por Denzel Washington.

A trama se inicia quando o pai de Malcolm X é assassinado pela Klu Klux Klan – organização terrorista que perseguia negros nos Estados Unidos. A partir disso, o rapaz se rebelou e aos 20 anos foi preso.

Na cadeia converteu-se ao Islamismo e, após realizar a peregrinação à Meca buscou realizar um ativismo intenso a favor da autodefesa dos negros contra a repressão dos brancos. Acaba assassinado em 1965, aos 39 anos.

Selma – Uma luta pela igualdade (2015)

O filme mostra a luta do pastor Martin Luther King Jr., um dos ativistas da causa negra norte-americana mais conhecidos dessa lista. Bem provável que tenha alguma citação sobre ele no ENEM.

Seu engajamento era para reivindicar os direitos eleitorais para os afrodescendentes nos EUA. No filme é possível acompanhar a histórica marcha entre a cidade de Selma até a capital do Alabama, Montgomery.

O ato influenciou a opinião pública americana até as decisões políticas do país. O então presidente Lyndon Johnson implementou a Lei dos Direitos de Voto em 1965 a partir do ativismo de King. Ele foi assassinado em 1968.

Importante saber para o ENEM: Malcom X e Marthin Luther King tiveram importância na causa negra, mas cada um encabeçou um estilo de ativismo diferente. O primeiro recorria, por vezes, à violência, de acordo com ele, como forma de resistência. O segundo prezava pelas marchas pacíficas e discursos impactantes.

A história de Rosa Parks (2002)

Por fim resolvemos trazer a história de uma mulher, Rosa Parks, outro ícone do ativismo negro e que pode ser citado no ENEM. A trama discorre a história dela, que foi presa após negar-se a ceder seu lugar no ônibus a um homem branco na cidade de Montgomery, no Estado do Alabama (EUA).

Nesta época os negros eram obrigados a ocupar os últimos lugares do ônibus e, se necessário, deixar seus lugares para dar espaço aos brancos. A atitude de Rosa Parks foi considerada um marco na luta pelos direitos civis dos negros.

Vale a pena conhecer um pouco mais sobre a história desses líderes que marcaram época nos Estados Unidos. Todos podem ser relacionados na redação do ENEM ou então citados nas questões do exame.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.