ENEM: 5 estratégias que influenciam no bom desempenho

Para ir bem no exame é preciso muito mais do que meses de estudo. Conheça dicas importantes!

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é aplicado em dois dias, seja na versão presencial ou na digital, que será aplicada pela primeira vez em 2021. São 180 questões e mais uma redação temática, ou seja, demanda dedicação e paciência extremas dos candidatos.

Para ir bem, todavia, é preciso muito mais do que meses de estudo. Há que se prestar atenção também em fatores físicos e emocionais, sobretudo semanas e dias antes da prova.

Selecionamos 5 dessas estratégias para você adotar antes do ENEM!

Na reta final, foque nas revisões

Quando for chegando mais perto da prova, não se aventure em novos aprendizados. O ideal é que você foque seu tempo em revisões sobre o que já estudou bastante durante o ano, principalmente aquilo que você já domina.

Claro que há sempre que tirar possíveis dúvidas, mas nada de investir em habilidades que ainda não possui. É hora de guardar energia para a data do ENEM.

Fortaleça sua saúde dias antes da prova

Parece exagero, mas o seu estado físico e mental afeta muito no desempenho de provas importantes como o ENEM.

Por isso que é indicado que, dias antes, você reduza o tempo de estudos em 50%, aposte em uma alimentação saudável e pratique exercícios, sobretudo os aeróbicos. Isso irá abaixar os níveis de ansiedade e estresse, normais antes da avaliação.

Beba água e durma bem

Beber água também vai ajudar você a ter um bom desempenho na prova do ENEM, acredite. Os órgãos de saúde recomendam a ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia. E isso é o suficiente para você manter o seu cérebro hidratado e ativo. Afinal, você vai precisar muito dele para ir bem nas questões, não é mesmo?

Do mesmo modo, dormir bem é uma missão de todos que desejam ter energia e concentração em vestibulares e no ENEM. Na véspera, principalmente, tente ter uma boa noite de sono, indo para a cama sem eletrônicos, por exemplo.

Evite brigas em casa

Desentendimentos, seja com a família, com o (a) companheiro (a) ou demais pessoas pode diminuir a auto-estima, aumentar o estresse, a ansiedade e consequentemente prejudicar a concentração durante a prova.

Então busque viver em harmonia com todos de sua casa, sobretudo nos dias que antecedem a avaliação, pense em como o bem-estar mental pode ser benéfico para você ir bem no ENEM.

Não comente como foi no primeiro dia de prova

Como o ENEM é aplicado em dois dias, é comum que os candidatos saiam do exame logo no primeiro dia contando como foram, mostrando o gabarito, comentando questões que têm certeza que erraram. Enfim, fazem o dossiê completo da prova.

Fazer isso pode causar desmotivação para fazer o ENEM no segundo dia, principalmente se você achar que não foi tão bem no primeiro. Tente não comentar nada sobre o seu desempenho para não correr o risco de chegar no segundo dia pra baixo e desmotivado.

O ENEM 2020 foi adiado para janeiro de 2021. Você está se preparando? Confira também outros artigos do Notícias Concursos para ir bem no exame: Redação do ENEM: Conheça a estrutura do texto dissertativo-argumentativo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.