Enem e Vestibulares: Resumo sobre o Romantismo e suas características

Nas questões de literatura da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em demais vestibulares é comum aparecer as conhecidas Escolas Literárias. 

O Romantismo é uma das escolas mais marcantes para a literatura brasileira, mas teve origem na Europa. Assim, a Alemanha e a Inglaterra foram as nações pioneiras na nova tendência estética, literária e artística surgida nas últimas décadas do século XVIII, mas foi a França a maior responsável por sua difusão.

Movimento artístico, político e filosófico, o romantismo surgiu principalmente com a proposta de superar os valores tradicionais apresentados anteriormente pelo Classicismo e pelo Racionalismo. Desse modo, o movimento marcou a ascensão da burguesia e seus valores e da individualidade.

Características

Entre as características de destaque do romantismo estão o individualismo, a centralidade no “eu” (egocentrismo), o retrato do cotidiano burguês, o idealismo, a fuga da realidade e a valorização da natureza.

No Brasil, o período romântico se dividiu em três fases. A primeira fase foi a indianista, também conhecida como fase nacionalista pois trazia uma ideia de pátria, com a valorização da natureza local e a idealização do indígena como herói. Já a segunda fase foi a fase ultrarromântica, marcada pelo “Mal do Século”, assim o pessimismo, o fascínio pelo mórbido e o saudosismo foram centrais. Por fim, a terceira fase ficou conhecida como fase condoreira, esta foi a geração mais voltada para o social, trazendo maior criticidade e comprometimento com a causa abolicionista e republicana.

Principais autores do Romantismo

Tendo marcado o início  da modernidade nas artes, o romantismo atingiu a obra de muitos artistas. Entre os escritores estrangeiros mais marcantes para o período figuram Goethe (Alemanha), Lord Byron (Inglaterra), Camilo Castelo Branco e Almeida Garret (Portugal) e Victor Hugo (França).

Já no Brasil, os escritores mais relevantes do período romântico são Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e José de Alencar. Este último marcou sobretudo a primeira fase, sendo o principal escritor do romance indianista, com obras como O Guarani (1857), Iracema (1865) e Ubirajara (1874).

E aí? Curtiu nosso resumo? Deixe aqui seu comentário!

Confira as obras de autoria feminina mais presentes em vestibulares.
Veja também Literatura no Enem: 5 curiosidades sobre a Semana de Arte Moderna.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/enem-questao-comentada-sobre-modernismo/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.