Enem Digital tem abstenção de 73,1% no 2º dia de prova

O  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou neste domingo, dia 7 de fevereiro, o segundo dia de provas da versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. De acordo com o instituto, dos 93.079 inscritos, apenas 26.709 estudantes fizeram as provas neste segundo dia de aplicação. Desse modo, o Enem Digital registrou o recorde de abstenção de 73,1%.

Esse número, no entanto, não inclui os estudantes do Amazonas, onde a prova foi suspensa por causa da pandemia da covid-19, nem os participantes de um local de prova de Macapá, que registrou alguns problemas estruturais resultando no cancelamento da prova.

“Satisfeitos com o resultado”

Apesar do alto número de faltas, o Inep julgou a aplicação piloto como satisfatória. Nesse sentido, o presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou: “Estamos muito satisfeitos com o resultado. Acho que nesse momento, estamos escrevendo mais um capítulo importante na história do Enem, a primeira vez da aplicação digital”.

O objetivo do Ministério da Educação (MEC) é tornar o Enem completamente digital até o ano de 2026. Apesar de esta ser uma aplicação piloto do Enem Digital, as notas terão a mesma validade que as notas do Enem tradicional, impresso. Desse modo, os estudantes poderão usar os resultados para concorrer a vagas no ensino superior. 

No primeiro dia de aplicação do Enem Digital o índice de abstenção foi de 68% dos candidatos. De acordo com Lopes, diante desse número, as ausências já eram esperadas neste segundo domingo de prova. “Nosso papel é oferecer à sociedade uma oportunidade de um exame de acesso ao ensino superior e isso nós conseguirmos fazer. A opção de não fazer é uma opção individual e isso a gente respeita”, afirmou o representante do Inep.

Conforme o balanço divulgado pelo Inep, 38 pessoas foram eliminadas por descumprir as regras do exame.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia sobre MEC abre 93 mil vagas para o Fies em 2021. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.