Enem Digital: o que é e como funciona

Em 2019, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma nota anunciando a aplicação de provas digitais como uma nova modalidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim, o Inep informou que as provas serão aplicadas através de uma plataforma on-line. O conteúdo será o mesmo das avaliações anteriores.

A princípio, estão sendo feitos teste para avaliar o impacto dessa novidade na vida dos estudantes. A versão aplicada no ano de 2020 é, então, um piloto que visa testar aspectos como logística e aparato técnico, além de produzir dados estatísticos para previsão em maior escala.

Como se trata de uma novidade, o surgimento do Enem Digital tem deixado muitas dúvida na cabeça dos estudantes. Por isso, apresentamos algumas informações que podem ser úteis.

Como funciona?

É importante saber que a participação nessa modalidade não é obrigatória, mesmo nas capitais em que o teste está sendo realizado. Por enquanto, essa é uma decisão pessoal que cada estudante deve tomar. Desse modo, a partir da edição de 2020, o estudante terá a disposição as duas opções. De modo que pode optar entre o exame tradicional e a versão online.

A ideia é tornar o Enem Digital a principal modalidade até o ano de 2026. Nesse caso, a prova terá aplicação todos os anos, de modo que a cada ano passará por expansão até alcançar o maior número de alunos que for possível.

Outra novidade é que o exame ocorrerá em um lugar específico pré determinado pelo Inep, e não na casa do candidato. Além disso, os computadores não terão acesso à internet e a redes sociais. Com isso, o Inep visa a imparcialidade e a clareza no processo.

A diferença entre a versão on-line e a tradicional é a agilidade nos resultados, visto que as provas feitas pela internet são processadas e corrigidas mais rápido, já que o envio de dados é automático.

A aplicação na primeira edição do Enem Digital será esse ano, no entanto, a aplicação das provas só ocorrerá em nos dias 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver mais notícias sobre educação.
Leia ainda Dicas de como estudar melhor pela internet.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.