Enem: Cultura Digital no Exame Nacional do Ensino Médio

Apesar de ainda não haver um conceito bem definido de cultura digital no campo da sociologia e das Ciências Humanas, em geral, esse tipo de cultura pode ser delineado como o conjunto de costumes, práticas e formas de interação social através dos recursos da tecnologia digital.

Com a alta demanda da sociabilidade pelos meios digitais decorrente da pandemia do coronavírus, que forçou o afastamento físico e causou, por exemplo, a suspensão de aulas presenciais ao redor do mundo, a cultura digital é uma pauta da atualidade a ser discutida e conhecida.

Já tenho sido cobrada em outras edições do Enem, o debate sobre esse tema se faz, neste período, muito profícuo e necessário aos estudantes.

Nesse sentido, é importante ressaltar que a cultura digital deve ser pensada em relação às mudanças promovidas pelo ambiente tecnológico e pelo surgimento da internet. Assim, cabe ao estudante a reflexão acerca de como, em poucos anos, a internet transformou o mundo e a maneira como os seres humanos interagem.

Esse tipo de cultura está intimamente ligado às práticas e formas de interação social mediadas pela internet e pelas TICs (tecnologias de informação e comunicação). Nesse sentido, no seu âmbito emergem práticas sociais inovadoras que reconfiguram diversos aspectos da sociedade.

O uso das redes sociais é um bom exemplo disso, assim como o uso de plataformas, sites, e dispositivos para dar continuidade de maneira remota a atividades suspensas por conta da pandemia.

Cultura Digital na educação escolar

A incorporação da cultura digital no ambiente escolar ganhou força com a criação e implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Proposto em 2017, o texto do BNCC, determina que gestores e professores devem buscar fortalecer o contado dos estudantes com as ferramentas de aprendizagem, com as mídias e plataformas digitais, possibilitando na escola o acesso a essa cultura.

Nesse sentido, em trecho, a BNCC defende que a cultura digital contempla “diferentes linguagens e diferentes letramentos, desde aqueles basicamente lineares, com baixo nível de hipertextualidade, até aqueles que envolvem a hipermídia”.

Para maior aprofundamento sobre o tema, recomendamos a leitura do livro Cibercultura, obra do filósofo Pierre Lévy. O filósofo considera a cultura digital a quarta revolução da comunicação e trechos de sua obra já foram usados em questões do Enem.

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