Enem 2020: Reaplicação de provas tem abstenção de 72%

A reaplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro, registrou 72,2% e 72,6% de abstenção, respectivamente. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os dados nesta quarta-feira (24).

Essa é a 3ª e última aplicação de provas do Enem 2020. A reaplicação tinha como objetivo dar uma nova chance aos candidatos que não puderam fazer as provas regulares do Enem impresso e digital. Assim, puderam solicitar a reaplicação os candidatos com sintomas da covid-19 ou acometidos por outra doença prevista no edital e aqueles que não conseguiram fazer as provas por questões logísticas, como a lotação das salas.

No entanto, os dados de abstenção incluem ainda os participantes do Amazonas e de localidades de Roraima, onde as provas regulares foram suspensas por conta da pandemia da covid-19. Nos dias 23 e 24 ainda fizeram as provas os candidatos do Enem PPL, versão do exame para pessoas privadas de liberdade. De acordo com o Inep, ao todo, o Enem PPL recebeu 41.864 inscritos.

Desse modo, nessa última rodada de provas, o Inep esperava 66.860 candidatos da reaplicação; 163.444 estudantes do Amazonas; 3.832 de Roraima; e 41.864 candidatos privados de liberdade. Conforme dados do Inep, a reaplicação aconteceu em 1.480 municípios. O alto índice de abstenção já era esperado, pois foi registrado também na aplicação regular do exame, que bateu recorde.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, agradeceu “o empenho do governador do Amazonas, por ter decretado ponto facultativo e feriado escolar” para realização do Enem no estado.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda Corte no MEC pode afetar educação em até R$ 1 bilhão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.