Enem 2020: Prova trouxe personagens populares e questões de alta dificuldade

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que aconteceu no último domingo (24) surpreendeu de diferentes maneiras. Uma delas foi a abordagem de assuntos conhecidos dos jovens, tanto do cotidiano quanto da cultura.

A prova contou, por exemplo, com uma pergunta sobre anagrama que fazia referência a Harry Potter. Nesse sentido, aqueles que adoram os livros e filmes do famoso bruxo tiveram uma grata surpresa.

Em outra questão, o célebre gato Garfield apareceu para ilustrar um enunciado sobre a movimentação de elétrons. Inusitado, não é mesmo?

De acordo com professores do cursinho Descomplica que participaram desta edição do Enem, em entrevista ao G1, o grau de dificuldade esteve bem variado.

Ao mesmo tempo em que houve questões simples de todas as áreas, como por exemplo as que trazem análise por gráficos, surgiram também perguntas mais difíceis. Algumas, segundo os educadores, jamais abordadas em um Enem antes

“O nível de complexidade em física estava dentro do esperado para o Enem. Só uma questão de ondas em tubos fechados que estava mais difícil, apesar de muito interessante”, diz Leonardo Gomes, professor de física do Descomplica.

Temas abordados

Os professores participantes do Enem ressaltaram questões que abordavam temas corriqueiros. Por exemplo: funcionamento do fone de ouvido, consumo de etanol por carros elétricos, cálculo de orçamento familiar, uso de óleos essenciais e proteção contra raios.

Uma das perguntas comparava uma miniatura da Torre Eiffel à construção em tamanho real, tida como um conteúdo mais básico. Já em outra, o estudante precisava conhecer o princípio de fissão nuclear em uma bomba atômica, considerada uma matéria com maior complexidade..

De acordo com os professores entrevistados pelo portal G1, a matéria que mais surpreendeu com questões difíceis foi Biologia. “Embora tenha mantido o padrão de cobrar mais conteúdo de ecologia, o aluno pode ter tido dificuldade em responder algumas questões”, disse Rubens Oda, professor do Descomplica.

A saber, entre tantas questões, uma que trouxe o tema ‘genética de população’, de acordo com Oda, “nunca tinha caído antes no Enem”. Ela pedia para calcular a frequência genética no sistema ABO.

E então, você participou do Enem 2020? Como você acha que estava a prova? Conte para a gente!

Leia também – Enem 2020: Inep registra recorde com abstenção de 55,3%

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.