Linguagem: Os elementos da comunicação

A linguagem vai muito além do ato da fala. Assim, a nossa comunicação ocorre em diferentes níveis e depende de muitos fatores, como contexto e canal. Os principais elementos da comunicação são emissor, receptor, mensagem, código, referente e canal

Como funciona cada elemento?

O emissor também conhecido como remetente ou locutor, é aquele que transmite a mensagem, enquanto o receptor, ou destinatário, é aquele a quem a mensagem é enviada. A mensagem é a informação central transmitida pelo emissor. Já o código se refere aos signos, sejam eles palavra ou imagens, que são compartilhados entre o falante e o ouvinte durante a comunicação. O referente é o contexto, o tema da mensagem. E o canal é o meio ou o veículo através da mensagem, ou seja, o canal pelo qual ocorre o envio.

Assim, para cada elemento da comunicação, há a função da linguagem associada. São elas: a função emotiva, a função conativa, a poética, a metalinguística, a referencial, e a fática. A função emotiva é aquela em que o emissor é o centro da mensagem e através dele ele expressa suas características e sentimentos. É a linguagem geralmente encontrada nos poemas líricos e músicas de amor, por exemplo. 

A função conativa está relacionada ao receptor como centro da mensagem, como ocorre, por exemplo, nas propagandas comerciais. A função poética, por sua vez, coloca a própria mensagem em destaque. Geralmente esse tipo de função utiliza variados recursos gramaticais. 

Na função metalinguística, o processo comunicativo é o foco da mensagem. O propósito é questionar e refletir o ato de comunicar-se e usar a linguagem para falar sobre ela própria, enquanto a função referencial, facilmente encontrada em textos jornalísticos e científicos, se destaca pela impessoalidade. 

Por fim, há a função fática, na qual o canal é o centro da mensagem. Essa função é a que estabelece diálogo direto entre o emissor e o receptor.

Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Veja O que diz o Guia do MEC sobre a redação do Enem.
Leia também Mapa mental: O que é e como criar.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.