Encceja: Estudante que não justificar ausência pagará taxa

Aqueles que não conseguiram comparecer no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019 deverão justificar a ausência. Caso contrário, serão incumbidos a pagar a taxa de inscrição de R$ 40.

Os interessados devem fazer essa justificativa por meio do site oficial do exame até o próximo dia 20 de dezembro.

Nesse caso, haverá a necessidade de especificar o porquê do candidato ter faltado à prova do ano passado. Isso é realizado com a apresentação de documentos digitalizados nos formatos de PDF, PNG ou JPG. Deve-se ter ação ao tamanho máximo dos arquivos, que é de 2MB.

Os faltantes que não justificarem ou então tiverem a justificativa negada terão que pagar uma taxa caso queiram participar do Encceja 2020. O resultado dos pedidos sairá dia 28 de dezembro e quem tiver a solicitação negada poderá entrar com recurso até o dia 4 de janeiro de 2021.

Os motivos que são aceitos como justificativa incluem acidente de trânsito, assalto ou furto, casamento, morte na família, emergência médica, maternidade ou paternidade, trabalho, privação de liberdade (prisão) e atividade curricular.

Inscrições

Quanto às inscrições para o Encceja 2020, elas acontecem entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021, de forma gratuita, pela internet. Já as provas ocorrerão no dia 25 de abril de 2021. Os participantes poderão fazer as provas em todos os estados, assim como no Distrito Federal.

A saber, o Encceja destina-se a jovens e adultos que não puderam concluir seus estudos na idade apropriada por inúmeros motivos. Aqueles que desejam obter o certificado do ensino fundamental, assim como do ensino médio podem consegui-lo a partir desta avaliação.

Os interessados em pegar o diploma do ensino fundamental devem ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame. E em concluir o ensino médio devem ter 18 anos completos.

Como fazer a justificativa

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira (14) o período para justificar a ausência no Encceja. Conforme estabelecido no edital, o período se inicia hoje às 10h e vai até as 23h59 do dia 20 de dezembro (no horário de Brasília).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), documentos escritor por próprio punho ou emitido por pais ou responsáveis não são aceitos. Os documentos para justificativa de ausência devem conter todas as especificações do Anexo II do edital e devem estar legíveis.

Além disso, o participante que concluir a solicitação não poderá substituir o documento de justificativa de ausência enviado.

Acesse aqui o site oficial do Encceja para realizar a sua justificativa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.