Encceja 2020 estende período de inscrições até 25 de janeiro

A organização do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 acaba de confirmar que as inscrições para a prova foram prorrogadas até o dia 25 de janeiro.

Até então, conforme publicamos aqui no Notícias Concursos, o período de inscrições estava previsto para terminar nesta sexta (22). A prova está marcada para 25 de abril.

Os interessados em fazer a inscrição para o exame deve acessar o site oficial do Encceja 2020, realizar cadastro e se inscrever. Clique aqui para entrar na página.

Vale lembrar que o Encceja destina-se à certificação de jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Para o ensino fundamental, é necessário ter acima de 15 anos. Para o ensino médio, é preciso ter mais de 18 anos.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, e as provas serão aplicadas em todo o país.

O exame estava previsto para ocorrer em dezembro de 2020 mas, com a pandemia, foi remarcado para abril de 2021.

Candidatos que justificaram ausência

A partir da próxima segunda-feira (25), o Inep também divulgará os candidatos que entraram com recurso após terem recusada a justificativa de ausência para a prova do Encceja 2019.

A saber, o prazo para apresentar a justificativa encerrou em dezembro. Ela é obrigatória para quem se inscreveu no Encceja 2019, mas não fez todas as provas.

Matérias que caem no Encceja

Assim que você se decidir que irá prestar o Encceja, deve ficar atento às matérias cobradas na avaliação. Afinal, é preciso se preparar para ir bem e obter os pontos exigidos para a certificação.

O Encceja do ensino fundamental e do ensino médio se constituem por quatro provas com questões objetivas. Cada uma possui 30 questões de múltipla escolha.

Também há uma redação dissertativa-argumentativa com tema definido no caderno de prova.

O que é cobrado no Encceja ensino fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

O que é cobrado no Encceja ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Pontuação necessária para obter o certificado

Tanto para se certificar no ensino fundamental quanto no ensino médio, o candidato precisa obter uma pontuação mínima.

Em ambos os casos é necessário alcançar cem pontos em cada uma das provas objetivas e nota igual ou superior a cinco pontos na redação.

No entanto, caso o participante só atinja os cem pontos em uma, duas ou três provas objetivas, isto é, em alguma (s), mas não em todas, receberá uma declaração parcial de proficiência.

Com essa declaração parcial, vai ser possível participar das próximas edições do Encceja e optar por só fazer as provas que não conseguiu a pontuação necessária.

Leia também: Entenda a diferença entre Enem e Encceja

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.