Encceja 2020: Resultado da Justificativa de ausência Encceja 2019 será liberado nesta segunda-feira (28)

O Ministério da Educação (MEC) encerrou no dia 20 de dezembro o período para os participantes do Ecceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2020 enviarem a justificativa de ausência no Encceja 2019. De acordo com o edital, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá disponibilizar o resultado dos nesta segunda-feira, dia 28.

Desse modo, os participantes que enviaram a justificativa poderão conferir o resultado por meio do site do Encceja. Clique aqui para acessar.

Com a divulgação no dia 28 de dezembro, aqueles cujas justificativas forem reprovadas pelo Inep poderão entrar com recurso no sistema até o dia 4 de janeiro de 2021. Ainda conforme o edital, aqueles que faltaram ao Encceja 2019 e não conseguirem justificar a ausência, deverão pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 40 (quarenta reais).

Assim, o candidato deverá ressarcir o valor ao Inep por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O valor poderá ser pago em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários.

Inscrições para o Encceja 2020

A inscrição no Encceja 2020 não é automática, se houver aprovação da justificativa. Assim, todos os participantes deverão realizar a inscrição nas datas indicadas no edital. Conforme o MEC, o período de inscrição para esta edição do exame vai do dia 11 ao dia 22 de janeiro de 2021. Além disso, a solicitação de atendimento especializado é no mesmo período.

De acordo com o edital, a idade mínima para participar do Encceja é 15 anos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos no caso do ensino médio, na data de realização do exame. A aplicação das provas do Encceja para o ensino fundamental e médio será no dia 25 de abril de 2021. As provas ocorrerão em todos os estados e também no DF.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.