6 romances essenciais para conhecer a Literatura Brasileira

Os romances são o gênero de livros mais vendidos todos os anos, pois eles enchem as prateleiras com histórias profundas e fascinantes. Além disso, as obras mais clássicas estão presentes também na lista de leitura obrigatória de muitos concursos e vestibulares. Mais de 26% das universidades nacionais exigem a leitura de pelo menos uma obra de romance em seus exames. Isso visa incentivar o apreço pela literatura e o desenvolvimento da habilidade de interpretação e compreensão, além de ser objeto de avaliação. 

No Brasil, há obras clássicas que são indispensáveis para qualquer estudante, principalmente para aqueles que estão perto de prestar vestibular. Veja abaixo a lista com algumas dessas obras da literatura brasileira.

6 romances essenciais da Literatura Brasileira

Vidas Secas, de Graciliano Ramos

Em primeiro lugar, apresentamos uma obra clássica de Graciliano Ramos, na qual o narrador descreve a trajetória de uma família que mora no sertão nordestino. Cercados de um completo abandono e de um ambiente extremamente árido, essas pessoas se veem obrigadas a lutar arduamente pela sua sobrevivência dia após dia.

Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa

Leitura fundamental, esse livro é conhecido como a enciclopédia do Sertão. A história retrata a luta, o pacto e o amor do personagem narrador Riobaldo por Diadorim, seu  companheiro de jagunçagem. Além disso, a obra é marcada por sua linguagem ímpar, cheia de neologismos do autor.

O Ateneu, de Raul Pompéia

Em O Ateneu, o autor apresenta a história do garoto Sérgio, um jovem aluno de um colégio muito reconhecido no país. Apesar de ter uma boa expectativa, ali ele vive grandes desilusões que marcam seu destino para sempre. O livro já está disponível em domínio público para acesso e download gratuito. 

A Paixão Segundo GH, de Clarice Lispector

Obra da famosa escritora Clarice Lispector, A Paixão Segundo GH traz um relato das emoções e sentimentos de uma mulher (GH) em busca de sua verdadeira identidade e de seu amadurecimento interior. Recheado de subjetividade, é outra recomendação indispensável, principalmente para os vestibulandos.

Macunaíma, Mário de Andrade

Por fim, trazemos uma obra de Mário de Andrade que é símbolo do modernismo no Brasil. Em um belo retrato do país, o autor conta a vida do ameríndio de nome Macunaíma, assim conhecido desde seu nascimento até sua morte. Em uma narrativa divertida, o indígena e os seus companheiros seguem em busca de uma pedra de grande valor.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.