Dicas de documentários sobre mobilidade urbana 

A mobilidade urbana é um desafio para as grandes cidades do planeta. No Brasil não seria diferente, principalmente os mais pobres sofrem com a falta de infraestrutura e transporte adequados. 

Dessa maneira, a mobilidade urbana tornou-se um tema de bastante debate, sobretudo entre os governantes. 

Afinal de contas como conseguir oferecer transporte coletivo de qualidade, diminuir o fluxo de automóveis nas vias e incentivar o uso de transporte alternativo como a bicicleta podem mudar o cotidiano de uma grande cidade, ajudando até mesmo na qualidade do ar da metrópole.  

Contudo, a mobilidade urbana em si consiste nas condições de locomoção dos indivíduos no espaços urbanos, isto é, a mobilidade de veículo e pedestre por meio do transporte coletivo ou individual. 

O tema mobilidade urbana poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem “Exame Nacional do Ensino Médio”.  

Por conta disso, selecionamos três documentários que podem ajudá-lo a entender melhor o conceito e os enormes desafios que o mundo tem pela frente, veja!

3 documentários sobre mobilidade urbana

Selecionamos alguns documentários sobre mobilidade urbana para auxiliar nos seus estudos, acompanhe!

Luto em Luta (2012)

O documentário demonstra o trânsito caótico da cidade de São Paulo que acaba matando milhares de indivíduos todos os anos. 

O filme conta com depoimentos de vítimas, familiares, além de registros de acidentes. A mortalidade do trânsito paulistano acaba matando mais que muitos conflitos e desastres naturais.

Por fim, o documentário conta com a opinião de especialistas em trânsito, médicos, psicanalistas, jornalistas, juristas, políticos. 

Bikes Vs Carros (2015)

O documentário busca abrir discussões em torno da mobilidade urbana tendo em vista a crise que a humanidade enfrenta e os enormes desafios em relação ao clima, recursos naturais e cidades. 

Em contrapartida, a indústria automobilística continua a crescer em ritmo intenso, e por isso ciclistas militantes buscam mudanças na mobilidade das cidades. 

O filme também aborda as diferenças entre o uso da bicicleta em alguns lugares do mundo, como por exemplo São Paulo e Copenhague. 

Rio Doce – CDU (2011)

O documentário mostra o cotidiano de uma viagem durante o percurso da linha de ônibus Rio Doce/CDU, que passa por vários bairros e periferias de Olinda e Recife no Pernambuco. 

O itinerário dura em média 1 hora, e durante esse tempo conhecidos e anônimos dividem o mesmo espaço e acabam interagindo, contando um pouco mais sobre suas rotinas, lembranças e sonhos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.