Dicas de filmes que abordam problemáticas sociais

Obras cinematográficas costumam fazer sucesso por apresentarem histórias envolventes e marcantes. Mas, além do entretenimento, elas também podem servir como uma ótima ferramenta para ampliação de seu repertório sobre questões sociais. Muitos filmes trazem reflexões e questionamentos importantes acerca de assuntos fundamentais da sociedade como racismo, religião e desigualdade social. Desse modo, o seu conteúdo pode ser um diferencial na hora de escrever uma redação. 

Confira agora uma seleção com alguns desses filmes!

Infiltrado na Klann, de 2018

Em primeiro lugar, trazemos um obra colaborativa de Spike Lee e Jordan Peele. A narrativa se passa nos anos 70 e conta a história de um homem chamado Ron Stallworth. Ele é um policial negro que resolve se infiltrar no grupo supremacista Ku klux klan visando desarticula-lo. Assim, com bom humor e uma pitada de sarcasmo,  o filme dá luz a questões como o racismo e o genocídio de pessoas negras nos Estados Unidos, fazendo um paralelo com a atualidade.

Parasite, de 2019

Premiado filme do diretor Bong Joon-ho, essa obra sul coreana traz a história da relação conflituosa entre duas famílias: os Kim e os Park. A diferença na realidade de vida de cada uma dessas pessoas leva a uma trama de suspense muito inteligente e de tirar o fôlego. Indicado a 6 categorias do Oscar em 2020, a obra venceu 4 delas. Além disso, se tornou um filme indispensável para pensar sobre a luta de classes e a desigualdade social.

O Poço

Por fim, apresentamos uma produção Netflix. Numa prisão em formato vertical, conhecida como O Poço, o protagonista Goreng divide cela com o personagem Trimagasi, velho detento. Ali, durante longos dias eles serão obrigados a lutar pela sobrevivência num jogo de vida ou morte que expõe o lado mais egoísta e cruel do ser humano. Desse modo, o filme retrata de maneira visceral as feridas expostas de uma sociedade hierarquizada e gananciosa.

E aí? Gostou das dicas de filmes sobre problemáticas sociais? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.