Dicas de filmes para quem quer fazer jornalismo

O jornalismo possui várias vertentes e uma delas é a profissão de repórter. A saber, ele será encarregado de pesquisar e averiguar assuntos de interesse público e transmiti-los nos meios de comunicação. 

Ou seja, sua informação será divulgada através de jornais, revistas, sites, rádio, televisão, internet, entre outros. 

Trata-se de uma profissão extremamente importante, pois ela que faz o elo entre a informação e a população e por isso tornou-se de extrema importância para qualquer sociedade. 

Além disso, o repórter é o profissional do jornalismo que está nas ruas, nos eventos e no local onde de fato a notícia está sendo gerada. 

Se você está pensando em prestar jornalismo e tornar-se um repórter, separamos algumas dicas de filmes que demonstram como funciona essa profissão. 

Ademais, pode servir como material de apoio para quem vai prestar o Enem e demais vestibulares. Acompanhe o artigo e fique por dentro das dicas. 

Dicas de Filmes sobre a profissão de repórter

Selecionamos algumas dicas de filmes que demonstram como funciona a profissão e o dia-a-dia de um repórter, veja!

The Post a Guerra Secreta

O filme conta como o jornal The Washington Post pretendia abrir capital na bolsa de valores, buscando sua capitalização e melhorar sua situação financeira. 

A partir daí, o editor chefe do jornal Ben Bradlee, parte em busca de alguma grande notícia para ganhar notoriedade no disputado mercado jornalístico. 

Ademais, o New York Times tem acesso a documentos que denunciam o governo norte-americano sobre a sua atuação na Guerra do Vietnã, por meio de documentos sigilosos do Pentágono. 

Por conta disso, o então presidente dos EUA, Richard Nixon, processou o jornal baseando-se na Lei de Espionagem, garantindo que nada fosse divulgado. 

A proibição acaba concedida por um juiz, e os documentos acabam cainda na mão do editor chefe do The Washington Post e sua equipe, que buscam convencer a liderança do jornal sobre a importância da divulgação da informação, assim como a defesa da liberdade de imprensa. 

Spotlight – Segredos Revelados

O filme baseado em uma história real conta a história de um grupo de jornalistas repórteres em Boston que possuem milhares de documentos comprovando diversos casos de abuso infantil cometido por padres católicos. 

Ao longo de vários anos, lideranças religiosas acobertaram os casos transferindo padres de região, ao invés de puni-los de fato pelo crime cometido. 

O Custo da Coragem

O filme conta a história da repórter Veronica Guerin que conseguiu reconhecimento pelo seu trabalho, contudo, sofreu consequências devastadoras. 

Ela e sua família acabam ameaçadas depois dela trabalhar em uma reportagem sobre a expansão do tráfico de drogas em Dublin, na Irlanda. 

E então, gostou das dicas de filmes sobre a profissão de repórter?

Não deixe de ler também – Biologia: Filmes para quem ama essa matéria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.