Dicas de estudo: Como fazer marcações mais significativas

As marcações são um hábito comum de muito estudantes. Essa técnica ajuda na memorização e fixação dos conteúdos, principalmente aqueles em que há maior grau de dificuldade. No entanto, fazer isso do jeito errado pode ser comprometedor ao aprendizado.

Como fazer boas marcações?

Um bom começo é evitar o uso exagerado de marca-texto. Ao ler um conteúdo pela primeira vez, utilize uma lapiseira ou um lápis para fazer seus destaques e sublinhar os trechos mais importantes.

Deixar o texto todo colorido gera confusão visual. Além disso, o grafite é facilmente apagado caso posteriormente aquelas partes não sejam mais tão importantes assim. Só use o marcador quando tiver certeza absoluta que o destaque é importante. Nesse sentido, vale a pena olhar os exercícios relacionados ao assunto estudado e a partir das questões selecionar os temas que são realmente relevantes.

Outra opção é fazer anotações ao invés de marcar o texto. Se deseja ressaltar uma parte importante, transcreva o trecho ou a citação de interesse. Essa é uma ótima ferramenta para a memorização do conteúdo.

Esteja atento também às palavras de negação presente nos textos. De modo geral, os termos negativos indicam alguma exceção que pode vir a ser a resposta chave de uma pergunta da prova. É comum questões que envolvem pegadinhas, direcionando o candidato ao erro pelas negações.

Sempre que possível reveja o que marcou e observe quais conceitos você já aprendeu e são dispensáveis. Ao notar qualquer destaque insignificante, elimine sem pena. Isso vai otimizar seu processo de aprendizagem e torná-lo mais objetivo.

Por outro lado, não seja do tipo de estudante que tem pena de riscar seus livros quando necessário. Ser caprichoso com o material didático e elogiável, mas às vezes fazer anotações pode ser fundamental para o seu bom desempenho.

Por fim, controle seu tempo de estudo. Não adianta achar que vai conseguir aprender todas as disciplinas de uma vez, então elabore um cronograma de estudos bem organizado e acompanhe seu progresso regularmente e faça revisão com suas marcações.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para conferir cursos gratuitos.
Leia também O que fazer se “der um branco” na prova? Confira 3 dicas!
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.