Redação do Enem: Dicas de como usar as palavras para enriquecer sua redação

A escolha vocabular é fundamental para determinar a qualidade de um texto, não é diferente com a redação do Enem, desse modo, apresentamos algumas dicas de como usar as palavras para enriquecer o seu texto.

A maioria dos estudantes já ouviram dos seus professores sobre a necessidade de escolher adequadamente as palavras para a escrita de um texto. Nesse sentido, os vocábulos devem ser selecionados cuidadosamente, devendo estar de acordo com o contexto e obedecendo o nível de formalidade exigido, além do tipo textual.

Veja dicas para sua redação

Na redação do Enem é necessário usar as palavras com cautela, de preferência em seu sentido denotativo, para evitar equívocos de interpretação. Assim, o mais recomendado é usar palavras que façam parte do campo semântico do tema proposto.

Use sinônimos

Contudo, a repetição exaustiva de palavras não é bem recebida na redação do Enem. Por isso, recomenda-se o uso dos sinônimos sempre que possível.

Os sinônimos são palavras de mesma classe gramatical que possuem significados idênticos ou muito próximos, e o uso dessas palavras no seu texto o tornará mais rico e de leitura mais agradável pois o torna mais dinâmico

Palavras de transição

Entre os critérios estabelecidos pelas cinco competências da redação, há a questão da coesão e da coerência textual. Nesse sentido, o emprego de conectores e articuladores se faz indispensável, pois eles são exigidos em nível interfrasal e também entre os parágrafos.

Assim, as palavras de transição são ótimas aliadas, pois conectam frases, orações, expressões ou parágrafos.

Contudo, alertamos que é necessário empregá-las corretamente, analisando o sentido desejado na frase. Alguns exemplos dessas palavras são: de acordo com, em síntese, desse modo, contudo, antes de mais nada, a princípio etc.

Evite clichês

Há termos que, por serem tão usados ano após ano, tornaram-se clichês. Desse modo, o seu uso pode ser compreendido como falta de conhecimento, criatividade e originalidade, o que ninguém quer transparecer em um texto. Portanto, evitar esses “chavões” vai tonar sua redação mais interessante.

Exemplos de expressões que você deve evitar: atualmente, hoje em dia, em tempos passados.

Além dessas dicas recomendamos também que você treine bastante a escrita, aplicando estratégias diversas para a escolha do vocabulário para já estar bem preparado no dia da prova.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para deixar seu comentário!

Clique aqui para acompanhar mais notícias da área da Educação.
Veja dicas para aumentar seu repertório sociocultural.

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/redacao-do-enem-a-estrutura-do-texto-dissertativo-argumentativo/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.