Darwinismo: Entenda o conceito para estudar

Charles Darwin é conhecido como o “Pai da Evolução” por ser a primeira pessoa a publicar sua teoria, não apenas descrevendo que a evolução era uma mudança nas espécies ao longo do tempo, mas também montou um mecanismo para seu funcionamento (chamado seleção natural).

Não há indiscutivelmente nenhum outro estudioso da evolução tão conhecido e reverenciado quanto Darwin.

Na verdade, o termo “Darwinismo” passou a ser sinônimo de Teoria da Evolução, mas o que realmente significa? E mais importante, o que esse conceito definitivamente não é?

Entenda melhor a seguir para estudar para provas, como Enem e vestibular.

De onde veio o termo

O darwinismo, quando foi colocado pela primeira vez no léxico por Thomas Huxley em 1860, pretendia apenas descrever a crença de que as espécies mudam com o tempo.

Em termos mais básicos, o darwinismo se tornou sinônimo da explicação da evolução de Charles Darwin e, até certo ponto, sua descrição da seleção natural.

Essas ideias, publicadas pela primeira vez em seu livro provavelmente mais famoso, On the Origin of Species, eram diretas e resistiram ao passar do tempo.

Portanto, originalmente, o darwinismo incluía apenas o fato de que as espécies mudam com o tempo devido à natureza selecionar as adaptações mais favoráveis ??dentro da população. Esses indivíduos com melhores adaptações viveram o suficiente para se reproduzir e passar essas características para a próxima geração, garantindo a sobrevivência da espécie.

A “evolução” do “darwinismo”

Embora muitos estudiosos insistem que essa deve ser a extensão da informação que a palavra darwinismo deve abranger, ela evoluiu um pouco ao longo do tempo à medida que a própria Teoria da Evolução também mudou quando mais dados e informações se tornaram prontamente disponíveis.

Por exemplo, Darwin não sabia nada sobre genética, pois foi somente depois de sua morte que Gregor Mendel fez seu trabalho com suas plantas de ervilha e publicou os dados. Muitos outros cientistas propuseram mecanismos alternativos para a evolução durante uma época que ficou conhecida como neodarwinismo.

No entanto, nenhum desses mecanismos se manteve ao longo do tempo e as afirmações originais de Charles Darwin foram restauradas como a Teoria da Evolução correta e principal.

Agora, a Síntese Moderna da Teoria Evolucionária às vezes é descrito usando o termo “darwinismo”, mas isso é um tanto enganoso, pois inclui não apenas a genética, mas também outros tópicos não explorados por Darwin, como a microevolução por meio de mutações de DNA e outros princípios da biologia molecular.

E então, o que achou do artigo?

Não deixe de ler também – Formas didáticas de entender a teoria da evolução

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.