Cultura Erudita: Como o tema pode aparecer no Enem e vestibular

A cultura erudita é uma das manifestações artísticas desenvolvida pelas elites dominantes para elas mesmas, sobretudo no trato financeiro e intelectual. 

Ela engloba uma série de aplicações e produtos culturais, oriundos de estudos e atividades acadêmicas.

A cultura erudita poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe! 

Características

A cultura erudita está disponível a uma elite social, podendo ser encontrada na literatura, artes plásticas, música, entre outros. 

A cultura erudita é acessível a uma aristocracia diante do argumento que o produto vem de intensa investigação. Ademais, a aplicação acadêmica também é usada como justificativa de defesa. 

Por conta disso, é agregado um custo financeiro aos bens culturais e quem não tem condições financeiras acaba sem acesso em um processo de exclusão. 

Cultura Erudita – Exemplos

O acesso a grandes concertos musicais realizado por orquestras renomadas, peças de teatro com elevado valor econômico dificultando o acesso popular, assim como o acesso a obras de arte de artistas renomados como Leonardo da Vinci, Van Gogh, entre outros. 

Outro exemplo de cultura erudita que pode ser destacado é a música clássica, por conta da sua complexidade e elaboração, podendo destacar artista como Beethoven, Mozart, Bach, entre outros.

No Brasil, podemos destacar Heitor Villa Lobos, Lorenzo Fernandez, Guerra-Peixe, Francisco Mignone, Cláudio Santoro, entre outros.

Cultura Erudita x Cultura Popular

Como falamos acima a cultura erudita está disponível a uma elite social, em contrapartida a cultura popular faz-se presente em todas as esferas da sociedade.

Ela é resultado do herança das tradições, da construção coletiva e da pluralidade. Estão presentes nas festas religiosas e pagãs. Como por exemplo o carnaval.

Ademais, na cultura popular a música, a dança, as comidas típicas e a coletividade são passada de geração para geração como uma espécie de herança cultural. 

Em síntese, pode-se afirmar que a cultura popular é um agregado de ideias, sons, imagens, perspectivas, entre outros. 

Ao longo dos anos a cultura popular começa a englobar maiores áreas que antes estavam restritas apenas a alguns nichos, como a literatura, jornais, música, internet, entre outros. 

Atualmente, a cultura popular é fortemente influenciada pelos meios de comunicação, mídias, jornais, redes sociais, que acabam influenciando no comportamento coletivo no cotidiano.

Leia também – Capoeira: Como a manifestação cultural pode cair no ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.