Corrida pelo Ouro: Saiba o que aconteceu em Serra Pelada

O território brasileiro aproveita-se de uma enorme extensão territorial que proporciona vantagens possibilitando construir riquezas. Isso ocorreu durante os séculos XVII e XVIII durante o Período Colonial com minérios e reapareceu em Serra Pelada em 1980. 

A saber, Serra Pelada fica no distrito de Curionópolis, no Pará e provocou uma intensa corrida pelo ouro novamente, mobilizando milhares de brasileiro e estrangeiros que se amontoavam no local. 

Serra Pelada poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar por dentro do assunto, acompanhe!

Contexto histórico

No início dos anos 80, diversos garimpeiros tomaram Serra Pelada. Eles buscavam o enriquecimento através do ouro. Por conta dessa rápida aglomeração, outros profissionais deslocaram-se para o local, como médicos, motoristas, padres, entre outros. 

Ademais, o major do Exército, Sebastião Curió, ficou responsável pela organização do garimpo, buscando evitar confusões, brigas e conflitos entre os garimpeiros. Algumas medidas foram tomadas para controlar os ânimos, uma delas foi a proibição de bebidas alcoólicas. 

As notícias sobre o ouro em Serra Pelada se espalharam pelo Brasil e pelo mundo. Por conta disso mais de 25 mil homens trabalhavam em jornadas exaustivas. 

Para se ter uma dimensão do que se tratava a Serra Pelada, em 1983, segundo dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) retiraram de lá cerca de 14 toneladas de ouro do local. 

Só para ilustrar, esse “boom” do ouro em Serra Pelada levou muitas pessoas a pensar que as jazidas de ouro iriam enriquecer garimpeiros. Contudo, foi provado completamente o oposto e muitos indivíduos morreram durante o trabalho. 

Condições de trabalho precárias e o fim da “Era do Ouro”

A superlotação de Serra Pelada associada a péssimas condições de trabalho onde os trabalhadores estavam expostos a um enorme calor, estrutura do local precária com escadas danificadas, barrancos com alta periculosidade, além da poeira de monóxido de ferro que os trabalhadores ficavam expostos. 

Além de todos esses problemas, não havia estrutura para abrigar todo esse pessoal e por isso a moradia era extremamente precária. Entretanto, mesmo nessas condições os garimpeiros mantinham a esperança de conseguir enriquecer. 

Mais tarde, já em 1992, a produção de ouro em Serra Pelada já não era o mesmo, e por isso as atividades referente o ouro foram suspensas na região. 

Só para ilustrar, por contas da atividades uma grande cratera acabou sendo aberta e transformou-se em um gigantesco lago. Dessa forma, a Vale do Rio Doce recebe indenização financeira de 59 milhões do Governo Federal por conta das garantias que ela tinha sobre as jazidas tomadas por garimpeiros. 

Posteriormente, em 2002, o Congresso Nacional aprovou um decreto liberando as atividades dos garimpeiros em uma região próxima à Serra Pelada. 

Rapidamente, mais de 10 mil garimpeiros estavam na região, e por isso, novos problemas surgem no local. Entre eles, disputas políticas, lideranças sindicais, mineradoras e a volta de antigos garimpeiros geraram uma nova disputa no território. 

Os ânimos ficaram exaltados e muitos conflitos levaram a morte de pessoas, como o assassinato de Antônio Lemos, presidente do Sindicatos dos Garimpeiros da região nessa época. 

Por fim, as toneladas de ouro em Serra Pelada não proporcionou riqueza para a maioria dos trabalhadores. Na verdade, a maioria dos indivíduos ficaram sujeitos a condições de trabalho desumanas e uma grande decepção, pois achavam que sairiam ricos de lá.

E então, gostou de conhecer mais sobre Serra Pelada e as características dessa época?

Não deixe de ler também – Geografia: Conceito de zona rural e urbana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.