5 conteúdos de Português mais cobrados no ENEM

A prova de português do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio faz parte do caderno de linguagens e suas questões englobam uma gama de assuntos.

Não há um padrão, mas se formos buscar nos exames anteriores, dá para ter uma ideia do que cai mais e o que cai menos.

O que acha de conhecer os principais assuntos? Vamos explorá-los a seguir, fique por dentro!

1. Interpretação de textos em português

É, sem dúvidas, o que mais cai no ENEM de modo geral e não só na parte de português, vale dizer.

Questões que pedem que o candidato interprete textos surgem aos montes, podendo apresentar textos de todos os gêneros, de notícias a poesias. Também podem ter charges e quadrinhos com textos.

Aqui no Notícias Concursos já falamos sobre o assunto: Entenda as diferenças entre interpretação e compreensão de texto

2. Estrutura Textual e Análise de Discurso

Há muito tipos textuais e eles também são retratados em questões de português do ENEM. Você pode ter que apontar na resposta qual foi o estilo utilizado pelo autor do texto proposto ou então fazer uma análise do discurso, visando compreender o contexto no qual está inserido.

3. Conteúdo artístico

A prova de linguagens também é composta por questões que envolvem conteúdos artísticos. Além das charges, as quais já citamos anteriormente, existem perguntas que trazem a necessidade de analisar obras de artes plásticas, músicas, autos, entre outros materiais.

Por isso, é essencial se inteirar sobre as principais vanguardas artísticas, assim como um pouco da arte contemporânea e urbana. É bacana ainda saber relacionar as artes com o contexto sócio-político e cultural de cada época.

4. Variação linguística

O português também é estudado como uma ciência, denominada linguística. Ela traz reflexões variadas do idioma, relacionando-o com o espaço e tempo, além do contexto social de cada região brasileira.

Questões sobre linguística não está necessariamente ligada à norma culta da língua portuguesa. Por isso pode surgir em textos com neologismos, gírias e vícios de linguagem para serem analisados. Podem ser abordados tipos de discurso, morfologia, sintaxe e semântica.

5. Gramática e ortografia

Não poderíamos finalizar essa lista sem citar a gramática como assunto recorrente na prova de português do ENEM. Ela engloba regras que determinam o uso considerado correto da língua portuguesa seja escrita ou falada.

Já a ortografia não tem a ver com a língua falada, por sua vez. É destinada exclusivamente ao português escrito.

E então, o que acha de se preparar para o ENEM o quanto antes?

Fique sempre por dentro das novidades que postamos aqui na categoria ENEM e vestibular!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.