5 conteúdos de Geografia cobrados no ENEM

Não sabe o que estudar de Geografia para o ENEM? Essa matéria realmente é composta por inúmeros conteúdos, que são diversos entre si. Ou seja, demanda muita dedicação e poder de assimilação.

Além disso, muitos assuntos de geografia têm ligação com temáticas atuais, aparecendo no exame em questões puramente de interpretação de texto ou análise de gráficos.

O que acha de saber o que mais cai de geografia no ENEM? Conheça a seguir e comece a estudar já!

1. Geografia agrária

A geografia agrária é super requisitada na prova do ENEM e a explicação está na grande concentração de terras no Brasil. Questões sobre reforma agrária, situação fundiária, desigualdade social, produção agropecuária e agricultura familiar são temas corriqueiros.

2. Meio ambiente

A diversidade da fauna e flora do Brasil é sempre tema de provas. A questão ambiental, como a preservação da natureza como um todo, o desmatamento da Floresta Amazônica, poluição de rios e mares, produção de lixo e Aquecimento Global também entram como assuntos recorrentes. Clima, relevo, biomas devem estar nesse estudo, não se esqueça.

Floresta Amazônica: 5 abordagens recorrentes no ENEM

3. Questões Econômicas e Globalização

Globalização não poderia ficar de fora das atuais provas de vestibulares e do ENEM. Junto, essa questão traz outros assuntos importantes, como a robotização, alto consumo, produção escalonada, conectividade, inovação na comunicação e modelos de comércio, etc.

Geografia: Conceitos importantes sobre Globalização

4. Geografia Urbana

Outro campo que merece sua atenção é a geografia urbana. Todo o processo de urbanização e a interação da sociedade com esse meio entra nesse conceito. Problemas e alterações de cunho sócio-político, processos migratórios, poluição, violência urbana, favelização, tendem a ser temas que caem no ENEM com bastante frequência.

ENEM e vestibular: Entenda o conceito de urbanização e características

5. Geopolítica

Geopolítica engloba processos políticos e as características geográficas, como localização, território, presença de recursos naturais, nível populacional, clima, topografia, etc. Reúne fenômenos históricos e políticos da atualidade com a formação ao longo da história.  É um tema que sempre relaciona fatos recentes, portanto, capriche no estudo de atualidades.

Aqui no Notícias Concursos sempre publicamos conteúdos para ajudar no estudo de geografia para ENEM e vestibulares. Uma dica para você:

https://noticiasconcursos.com.br/enem-e-vestibular/geografia-toyotismo-globalizacao/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.