Consciência Negra: História e obras de Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu em 21 de junho de 1839 no Morro do Livramento, Rio de Janeiro. Filho de Francisco José de Assis e D. Maria Leopoldina Machado que faleceu quando Machado era muito jovem, por isso foi criado pela madrasta Maria Inês. 

Machado de Assis foi um foi um escritor brasileiro e consagrou-se como um dos gênios da literatura do século XIX. Suas obras estão marcadas na história. 

Ao longo da vida escreveu poesia, contos, crônicas, romances, deixando um vasto acervo para diferentes gêneros literários. No começo da carreira dedicou-se inteiramente ao Romantismo, com o passar do tempo, virou-se para vertente realista, consagrando-se como um dos maiores nomes do Realismo

Biografia de Machado de Assis

Machado de Assis era filho de um decorador de paredes e de uma imigrante portuguesa que faleceu muito cedo como destacamos acima. Machado foi o primeiro filho do casal. 

Posteriormente quando o pai de Machado de Assis morre, sua madrasta começa a trabalhar como doceira e Machado começa a vender doces para ajudá-la.

Seu primeiro trabalho literário publicado foi um soneto em 1854 no “Periódico dos Pobres”. Já em 1855, ele consegue publicar um poema de sua autoria denominado “Ela” na revista “Marmota Fluminense”. 

Em 1858, Machado é contratado pela revista para ser revisor. Foi nesse trabalho que ele conhece José de Alencar e Gonçalves Dias. Antes de trabalhar na revista, ele foi tipógrafo na “Imprensa Nacional”. 

Daí em diante, Machado de Assis começou a trabalhar em diversas revistas e jornais, assim como a trabalhar no teatro. A primeira peça encenada homenageava Camões em 1880. 

Academia Brasileira de Letras

Ademais, Machado de Assis ajudou na criação a Academia Brasileira de Letras em 1897. Dessa forma, fundou a cadeira número 23, colocando José de Alencar como protetor, foi uma forma de maneira homenagear o amigo que havia falecido anos atrás. 

Em 1868, Machado conhece sua futura esposa a portuguesa Carolina Xavier de Novais, irmã do poeta e amigo português Faustino de Novais. 

No ano seguinte, Machado casa-se com Carolina, mesmo sem o apoio de parte da família dela, pelo fato de Machado de Assis ser negro. Sua esposa apresenta diversas obras de escritores lusitanos ao marido. 

O impacto sobre Machado de Assis foi observado em algumas de suas obras realizadas após o seu casório. Como a Trilogia Realista.

Em 1904, Machado perde sua esposa com quem estava casado Há 35 anos. Período em que o autor passou por uma dura depressão, chegou a postar um soneto como homenagem a companheira chamado “A Carolina”. 

Machado de Assis vem a falecer quatro anos mais tarde, em 1908, no Rio de Janeiro em 29 de setembro aos 69 anos de idade. Sua morte foi lamentada por diversos intelectuais e artistas da época. 

Fases e Principais Obras de Machado de Assis

Machado de Assis não parou de escrever entre 1855 e 1908. Durante esse período escreveu poesias, contos, romances, crônicas, críticas e peças de teatro. 

Além disso, podemos dividir as obras do artista em duas fases literárias, são elas:

Primeira fase – Romantismo

A primeira fase da carreira do autor é contemplada com alguns aspectos do Romantismo, com histórias misteriosas e desfecho feliz ou trágico.

Podemos citar como principais obras nessa fase:

  • Ressurreição (1872)
  • A Mão e a Luva (1874)
  • Helena (1876)
  • Iaiá Garcia (1878)

Segunda Fase – Realismo

Machado de Assis, abre sua fase Realista com o clássico “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881). Foi um período de concepções literárias inovadoras, iniciando a era do Realismo no Brasil. 

Machado busca em suas obras um ensaio psicológico dos personagens,mostrando uma linha sentimental na relação consigo e com outros personagens. 

Dessa fase, podemos destacar como principais obras: 

  • Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)
  • Quincas Borba (1891)
  • Dom Casmurro (1899)
  • Esaú e Jacó (1904)
  • Memorial de Aires (1908)

E então, gostou de conhecer mais sobre a história e as obras de Machado de Assis?

Não deixe de ler também – Clássicos do vestibular: Dom Casmurro, de Machado de Assis

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.