Conflito na Caxemira: Principais fatos para estudar

O conflito na Caxemira é um conflito territorial entre a Índia e Paquistão por esse território desde o ano de 1947. 

Nos anos 60 o Paquistão concedeu algumas partes do território para a China, deixando a tensão entre os países ainda maior. 

Todavia, as tensões aumentam ainda mais, pois ambas as nações possuem armas nucleares e por isso liga o sinal vermelho para o restante do mundo. 

O conflito na Caxemira tem entrado em pautas atuais e as tensões entre os países vêm aumentando. Para os estudantes para os vestibulares e Enem vale ficar ligado no assunto, acompanhe o artigo e saiba tudo sobre. 

Entenda tudo sobre a Caxemira

Para muitos pesquisadores a palavra Caxemira significa “Terra dessecada pela água” o termo refere-se a uma lenda de um grande lago que acabou desaparecendo. 

Além disso, a palavra também refere-se a lã oriunda das cabras nativas e tornou-se conhecida no mundo todo. 

A saber, a Caxemira fica localizada no norte da Índia e faz fronteira com a China, Paquistão e Tibete (território ocupado pela China). 

Ademais, desde que foi integrada a Índia o território vive em constante conflito, além do Paquistão a China pegou uma parte da região após o conflito sino-indiana em 1962. O território foi denominado como Aksai Chin, reivindicado pela Índia. 

Importância Estratégica

A região da Caxemira é abundante em água e possui importantes nascentes de rios que banham as terras de três países vizinhos. 

Contudo, o mais país que mais depende dessa água é o Paquistão e qualquer problema no curso das águas prejudicaria consideravelmente a agricultura do país.  

Conflito entre a Índia e o Paquistão

Em fevereiro de 2019, um atentado suicida cometido por um paquistanês contra policiais indianos, na Caxemira, gerou como resposta ataques aéreos entre as duas nações. 

Por conta disso, a comunidade internacional manifestou grande preocupação com os ataques, devido ao arsenal nuclear que ambos os países possuem. 

Contudo, ambas as nações travam conflitos há décadas, desde o processo de independência da Índia. Além disso, os britânicos criaram um Estado para acolher fiéis muçulmanos. 

Desse modo, nasceu o Paquistão Ocidental e o Paquistão Oriental, hoje conhecido como Bangladesh. Já para a região da Caxemira, os britânicos tiveram a ideia de criar um referendo sobre qual país gostariam de pertencer. 

Entretanto, o marajá que dominava a região optou por integrar-se à Índia, deixando muçulmanos locais furiosos que afirmavam que a maioria da população era paquistanesa e por isso deveriam pertencer ao Paquistão. 

Por isso, uma guerra não declarada estendeu-se até 1949, fazendo com que os indianos perdessem parte do território da Caxemira, que acabou incorporado pelo Paquistão. 

Além disso, ficou estabelecido a convocação de um plebiscito, contudo, os indianos não cumpriram a decisão, afirmando que a região é sua e que não precisa realizar nenhuma consulta a população. 

E então? Gostou de saber um pouco mais sobre a Caxemira?

Não deixe de ler também – Guerra do Ópio: Entenda este conflito. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.