Confira dicas para escolher seu curso no Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), abriu na última terça-feira (07) as inscrições para o segundo semestre. Por esse motivo, trouxemos algumas dicas de para você escolher seu curso no Sisu.

O período de inscrição vai até o dia 10 de julho e as inscrições só podem ser feitas pela plataforma do Sisu.

A escolha das opções de cursos no Sisu não é simples pois direciona sua vida acadêmica e sua vida profissional, além de interferir no futuro da sua vida financeira. Nesse sentido, a maioria das pessoas que se inscrevem no Sisu são muito jovens e têm muitas incertezas quanto ao desejo profissional.

Desse modo, pensamos cuidadosamente em algumas dicas para orientar os participantes do Sisu nesse sentido.

Dicas para escolher seu curso no Sisu

1. Escolha um curso relacionado a algo que você gosta

Escolher um curso que você realmente deseja é a nossa primeira dica. Desse modo, busque opções de formação nas áreas que trarão satisfação a você.

Não adianta escolher um curso só porque a nota de corte é baixa se há grandes chances de você acabar abandonando a graduação porque aquela escolha não lhe agrada ou não traz a realização desejada.

2. Seja inteligente na escolha da segunda opção e do município

Por mais que queiramos sonhar, o momento é de pôr os pés no chão, portanto, seja esperto na escolha da segunda opção. O Sisu permite a escolha de dois cursos, então considere sua segunda opção como o seu plano b. Mesmo que você tenha conseguido uma excelente nota no Enem 2019, é bom considerar que nem sempre é possível conseguir a primeira e mais desejada opção.

Logo, a escolha do município também deve ser consciente. Não é inteligente sonhar com um curso em um município distante se sua família ou você não tem como arcar com as despesas de uma mudança, por exemplo.

3. Confira a nota de corte no último dia

A nota de corte dos cursos muda todos os dias em que as inscrições estão abertas, logo, em cada um dos quatro dias há a possibilidade da nota aumentar ou diminuir nos cursos.

Desse modo, recomendamos que você fique de olho na nota de corte dos cursos escolhidos por você na primeira e na segunda opções, ou mesmo de outros cursos que você deseje. Ao fazer isso, você pode mudar suas opções e aumentar suas chances de classificação até o último dia!

Sobre o Sisu

O Sisu consiste em um sistema completamente informatizado do MEC que tem como objetivo possibilitar o acesso de estudantes brasileiros a instituições públicas de ensino superior.

A seleção é feita a partir das notas do Enem. Desse modo, as inscrições podem ser realizadas pelos alunos que fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio, no caso, o Enem 2019. As vagas são distribuídas de acordo com o estabelecido pela Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e em consonância com a política de ações afirmativas das instituições.

E aí? Gostou deste artigo? Deixe seu comentário.

Acompanhe mais notícias da área de educação aqui.
Veja também O que você precisa saber para se inscrever no Sisu.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.