Como estudar análise sintática para o vestibular

A sintaxe pode ser entendida como a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras e as orações. Nesse sentido, é também a sintaxe que identifica a função dos termos da oração. 

Apesar de fazer parte da disciplina de Língua Portuguesa nas escolas, desde o ensino fundamental até o médio, a sintaxe causa muita dúvida entre os estudantes. Nesse sentido, é comum que os candidatos se sintam inseguros diante da cobrança de análise sintática em vestibulares e concursos públicos.

No entanto, essa dificuldade parte muito da percepção de que a análise sintática é decorar a classificação dos termos e aplicar esses conceitos. Porém, vai muito além disso. 

O objetivo da análise sintática é descrever os mecanismos e as possibilidades de combinação das palavras em uma oração. Assim, para que o estudante consiga realizar a análise sintática, ele precisa compreender a organização das sentenças na língua.

Por meio dela é possível determinar a estrutura dos períodos, a classificação dos termos das orações e a classificação das orações e dos períodos, tópicos que costumar cair em provas de vestibular.

Nossa dica, então, é que, além de ter em mente as diversas funções, classificações e os conceitos cobrados na análise sintática, você busque compreender as relações entre as palavras de uma oração. Isso é crucial para um bom resultado.

É importante ter em mente ainda que a análise do verbo é fundamental para analisar a organização sintática de uma oração. Nesse sentido, é o primeiro elemento que deve ser observado. Então, nos estudos, o ideal é começar pela classificação dos verbos e compreender o que cada verbo exige de forma contextualizada. 

Assim, a partir do verbo, será possível estudar os chamados termos essenciais, integrantes e acessórios.

Conceitos indispensáveis na análise sintática

  • sujeito
  • predicado
  • predicativo
  • verbos (transitivos e intransitivos)
  • complemento nominal
  • complementos verbais (objeto direto e objeto indireto)
  • agente da passiva
  • adjunto  adnominal
  • adjunto adverbial
  • aposto

Estudar a teoria e pôr em prática

Por fim, para estudar análise sintática é bom ter em mente sempre a necessidade de praticar o que aprendeu. A sintaxe de uma língua é repleta de detalhes, dada a complexidade do sistema. Os termos e os conceitos são muitos, então apenas decorá-los não é o suficiente. Além de compreender cada um deles, é preciso testar o seu conhecimento. 

Nesse sentido, sempre separe um tempo do seu estudo de sintaxe para analisar diversas orações do português. Mas lembre-se de respeitar o seu tempo de aprendizagem, então comece com orações mais simples e só aos poucos aumente o nível de complexidade dos exercícios. 

Um boa ideia é responder as provas de anos anteriores do vestibular que você deseja prestar. É uma forma de se familiarizar com o modo como a cobrança é feita.

E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!

Clique aqui para ver cursos gratuitos.

Leia também UEM abre inscrições para Vestibular 2020 de cursos a EaD.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.