Como driblar a ansiedade às vésperas do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está se aproximando. As primeiras provas serão aplicadas no dia 16 deste mês de janeiro. Com isso, cresce a ansiedade dos participantes que prestarão o Enem 2020, principalmente porque as notas do exame podem garantir ou não uma vaga no ensino superior. No entanto, manter a calma e ter autocontrole para realizar bem as provas é crucial. 

Além de ser péssima para a saúde mental do estudante, a ansiedade ainda afeta a sua capacidade de raciocinar. Por isso, é preciso cuidar para evitar esse alto nível de estresse antes da prova. Pensando nisso, apresentamos abaixo três dicas de como driblar a ansiedade às vésperas do Enem.

Como reduzir o nervosismo para o Enem?

Não se sobrecarregue

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que os últimos dias antes do exame não são o período adequado para tentar aprender novos assuntos ou matérias dos quais o estudante não deu conta anteriormente. Nesse momento, o correto é se dedicar a realizar algumas revisões. Além disso, os cuidados com a saúde devem ser redobrados, principalmente no atual contexto de pandemia. Então, mantenha uma rotina equilibrada até a prova, com boa alimentação, exercícios físicos, tempo de estudo, mas também de lazer e descanso.

Faça revisões de maneira mais descontraída

As revisões são inevitáveis nesse momento, pois a prova do Enem abarca muitos assuntos. Desse modo, relembrá-los é uma maneira de garantir melhores resultados. No entanto, busque encarar esse momento de revisão com mais leveza, se possível, se reúna virtualmente com os colegas para jogos de pergunta e resposta sobre o conteúdo programático. Outra forma interessante de revisar é por meio dos flash cards

Conte com o apoio de amigos e familiares

Nesse momento de pressão, contar com o apoio de amigos e familiares também pode ser uma ótima maneira de driblar a ansiedade para o Enem. Desse modo, aposte em momentos de descanso e lazer entre aqueles que oferecem a você uma rede de suporte. Conversar com os familiares sobre o nervosismo pode aliviar esse estado. No entanto, caso a ansiedade esteja em um nível que esteja atrapalhando a sua rotina, considere conversar com um profissional de psicologia. Muitos psicólogos estão ofertando atendimento on-line durante a pandemia.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.