Clássicos do vestibular: Quincas Borba, de Machado de Assis

Machado de Assis é um dos mais importantes escritores da historiografia da literatura brasileira, sendo ainda um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Um dos seus romances de maior destaque é Quincas Borba, cuja primeira publicação foi em formato de folhetim. O folhetim teve publicação na revista A Estação, entre os anos de 1886 e 1891. Desse modo, apenas 1892 foi publicado como livro pela Livraria Garnier.

Por conta de seu formato, o romance é composto por 201 capítulos curtos. Além disso, o autor prezou por maior formalidade na linguagem. Assim, o narrador é observador, não participa da história nem interfere nos acontecimentos. Desse modo, o foco narrativo é em 3ª pessoa, diferente do que ocorre nos livros Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, que junto com Quicas Borba formam uma trilogia de romances realistas. 

Enredo da obra

O personagem que dá nome a obra é o filósofo Quincas Borba. Ele leva uma vida confortável em Minas Gerais, na cidade de Barbacena. Rubião, ex-professor do primário, é o seu enfermeiro e discípulo e cuida de Quincas Borba até a sua morte. Quando Borba morre, deixa toda a sua herança para Rubião. No entanto, havia uma condição. Rubião só poderia desfrutar da herança caso se comprometesse a cuidar do cachorro do seu mestre, que também se chamava Quincas Borba.

Assim, Rubião aceita a condição e acaba se mudando para o Rio de Janeiro. Durante a viagem, ele conhece Cristiano Palha e sua esposa Sofia. Ambos percebendo a inocência dele, se aproveitam de sua condição financeira. Rubião se deixa levar pelos conselhos do casal e presta diversos favores de ordem financeira ao casal. No entanto, Rubião se apaixona por Sofia e não é correspondido. De forma consciente, Sofia é usada pelo marido como isca. O objetivo é tirar de Rubião toda a sua fortuna, de modo que ele acaba sem nada e chega a passar frio e fome. Assim, Rubião se vê na mesma condição de seu mestre Quincas Borba, acaba por enlouquecer. Desse modo, a loucura é o mote do romance.

O livro está disponível para download gratuito em domínio público. Clique aqui para acessar.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia 5 livros para conhecer a trajetória de Clarice Lispector e suas obras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.