Clássicos do vestibular: O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway

Publicada pela primeira vez em 1952, a novela O Velho e o Mar é uma das obras de Ernest Hemingway de maior sucesso. Na década de 50, o escritor nascido nos Estados Unidos, morava em Cuba há cerca de 10 anos e não tinha tanto reconhecimento por parte da crítica. Desse modo, para muitos, O Velho e o Mar é a sua obra de redenção.

Em 1953, o autor recebeu o Prêmio Pulitzer pela novela e, no ano seguinte, O Velho e o Mar rendeu ao autor o Prêmio Nobel de Literatura. Com isso, percebe-se a grande importância da obra que é cobrada em diversos vestibulares tradicionais de instituições brasileiras.

Enredo e características da obra

Velho e o Mar é o último livro de Hemingway publicado por ele em vida e sua narrativa se ambienta em Cuba, onde o autor viveu por mais de uma década. Desse modo, a novela traz a história de um velho pescador cubano, de nome Santiago. Em uma onda de azar, Santiago fica 84 dias sem conseguir pescar nada, mas com o incentivo de um jovem companheiro, o pescador insiste e promete que irá superar o mal momento.

Após sofrer com o escárnio dos colegas, Santigo decide enfrentar sozinho o seu desafio em alto-mar. Ainda que com muita dificuldade, o velho pescador consegue fisgar a maior pesca de sua vida, um enorme peixe Marlim, que tem cerca de 700 quilos. Por conta do tamanho do peixe, Santiago precisa travar uma luta de três dias com o peixe até conseguir atracar a pesca em seu barco. Assim, ele consegue superar o desafio que se impôs. 

No entanto, a vitória não está garantida. Ao chegar na costa cubana, o velho pescador percebe que o peixe foi traçado por tubarões, de modo que só restou a carcaça do Marlim. 

Durante o enredo, o leitor acompanha os acontecimentos por meio de um monólogo interior do velho pescador. Assim, pode perceber na curta obra que o autor explora os limites da natureza humana, bem como a grandiosidade da natureza. Além disso, a novela traz elementos que refletem a paixão do autor por Cuba.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia O que fazer se “der um branco” na prova? Confira três dicas! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.